Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/93396
Author(s): M. I. TORRES
V. P. de FREITAS
Title: Avaliação da eficiência da ventilação da base das paredes em função da sua espessura no tratamento das humidades ascensionais
Issue Date: 2006
Description: Intervir nos edifícios antigos exige, cada vez mais, um conhecimento rigoroso e objectivo da realidade em que se vai operar. A actividade multifacetada das intervenções sobre o património arquitectónico tende a abarcar um crescente número de especialidades, com um claro aumento de exigência no aprofundamento das causas dos muitos problemas que o afectam e das possíveis soluções de tratamento. Muitas das técnicas correntemente utilizadas para minimizar a humidade ascensional não são eficazes, quando tratamos paredes com espessura considerável e com uma grande heterogeneidade na sua composição. Procedeu-se recentemente à validação experimental, em laboratório, de uma técnica de tratamento da humidade ascensional, em paredes de edifícios antigos, que consiste em ventilar a base das paredes recorrendo a um processo de ventilação natural ou instalando um dispositivo mecânico higroregulável, encontrando-se, neste momento, em processo de validação experimental para situações reais de construções históricas. Nesta comunicação serão apresentados os resultados de um conjunto de simulações numéricas que vem sendo levadas a cabo com o objectivo de analisar o comportamento desta nova técnica de tratamento, a ventilação da base das paredes, em função da variabilidade de espessura das paredes reais.
Subject: Engenharia civil, Engenharia civil
Civil engineering, Civil engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia civil
Engineering and technology::Civil engineering
URI: https://hdl.handle.net/10216/93396
Source: 2.º Encontro sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios - PATORREB 2006
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
68772.pdf
  Restricted Access
Avaliação da eficiência da ventilação da base das paredes em função da sua espessura no tratamento das humidades ascensionais425.73 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.