Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/87018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Paulo Jorge
dc.creatorMartins, Maria Felisbela
dc.date.accessioned2022-09-06T23:05:08Z-
dc.date.available2022-09-06T23:05:08Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.othersigarra:160423
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/87018-
dc.descriptionOs cursos de formação inicial de professores depararam-se com um conjunto de resistências várias por parte das universidades clássicas, que dificultaram a sua implementação. Neste artigo analisa-se o caso da Universidade do Porto, sustentando-se que, pese embora a existência de unidades orgânicas onde essa formação foi integrada como desígnio institucional, a dificuldade de afirmação da área da formação inicial de professores configura uma situação que designamos por tolerância excludente. Por fim, identificam-se várias áreas de maior fragilidade que objetivamente dificultam a emergência de projetos de formação inicial de professores de qualidade, algumas dos quais patentes igualmente noutras instituições que também formam professores.
dc.description.abstractInitial teacher training programmes are faced with resistance at several levels from classical universities which hinders their effective implementation. This paper intends to analyse the case of the University of Porto. We contend that, although some faculties have included initial teacher training as an institutional purpose, the obstacles to its affirmation create a situation we can call exclusionary tolerance. Finally, several of its more vulnerable areas are identified that objectively hinder the development of higher quality teacher training projects, some of which can also be found in other institutions that train future teachers.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação, Ciências da educação
dc.subjectEducation, Educational sciences
dc.titleA Universidade do Porto e a formação inicial de professores = Initial teacher training in University of Porto
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
160423.pdf120.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.