Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/87018
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Paulo Jorge | |
dc.creator | Martins, Maria Felisbela | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T23:05:08Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T23:05:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.issn | 1645-4006 | |
dc.identifier.other | sigarra:160423 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/87018 | - |
dc.description | Os cursos de formação inicial de professores depararam-se com um conjunto de resistências várias por parte das universidades clássicas, que dificultaram a sua implementação. Neste artigo analisa-se o caso da Universidade do Porto, sustentando-se que, pese embora a existência de unidades orgânicas onde essa formação foi integrada como desígnio institucional, a dificuldade de afirmação da área da formação inicial de professores configura uma situação que designamos por tolerância excludente. Por fim, identificam-se várias áreas de maior fragilidade que objetivamente dificultam a emergência de projetos de formação inicial de professores de qualidade, algumas dos quais patentes igualmente noutras instituições que também formam professores. | |
dc.description.abstract | Initial teacher training programmes are faced with resistance at several levels from classical universities which hinders their effective implementation. This paper intends to analyse the case of the University of Porto. We contend that, although some faculties have included initial teacher training as an institutional purpose, the obstacles to its affirmation create a situation we can call exclusionary tolerance. Finally, several of its more vulnerable areas are identified that objectively hinder the development of higher quality teacher training projects, some of which can also be found in other institutions that train future teachers. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação, Ciências da educação | |
dc.subject | Education, Educational sciences | |
dc.title | A Universidade do Porto e a formação inicial de professores = Initial teacher training in University of Porto | |
dc.type | Artigo em Revista Científica Nacional | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Letras | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
Appears in Collections: | FLUP - Artigo em Revista Científica Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
160423.pdf | 120.21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.