Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/86123
Author(s): André Luiz Oliveira Pinto
Title: DESÍGNIOS DA CERTEZA NUM RIO DE INCERTEZA. DISCURSO E PRÁTICA NO URBANISMO CARIOCA APÓS BRASÍLIA
Issue Date: 2016-04-27
Abstract: This thesis aims to address the urban paths in the city of Rio de Janeiro in order to understand the key emerging strains of preparations for the Olympic Games in 2016. The Olympics are for the city of Rio a crowning of a process initiated in the 90's linked to an urbanism that is to be aligned to a speech based on principles established at a time when modernity begins to absorb the uncertainties inherent to its own constitution. In order to understand this process, we seek to understand the own constitution of Modernity and its principles. Built up "objective" based on the principles of change, progress and the project, according to the different phases of these modernization processes and, thereafter, to seek the "filters" that make it possible to recognize the various aspects of Modernity expression in urbanism. Are applicable to the case study these concepts of "objective" and "filters", giving the direction of the analysis in the context city of Rio de Janeiro, always in a broader perspective, noting the political, economic and urban differences between two periods: developmentalist, 50 years on 5 Juscelino Kubitschek and the Lula years. Both periods were special times for the country and the city, moments of (re)affirmation of the image, search for self-esteem and renewal of the promise of building a rosy future. A kind of religious promise based first, on the unrestricted trust in the hands of experts moved by Modern reason, and the second one, based on the faith linked to the Olympic Games and its legacy. This process that goes through half a decade, reveal a detachment between the speech and the practice of carioca's urbanism. This condition is what this thesis want to show, not as the only answer to the complexity of the process, but as one of several possibilities depending on the "lens" that is photographing the reality, incorporating the efforts of so many other perspectives to understand it.
Description: Esta tese pretende abordar os caminhos do urbanismo na cidade do Rio de Janeiro no intuito de compreender as principais tensões emergentes dos preparativos para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Os Jogos Olímpicos são para a cidade do Rio um coroamento de um processo iniciado nos anos 90 vinculado a um urbanismo que se pretende alinhado a um discurso baseado em princípios estabelecidos, em um momento onde a Modernidade passa a absorver as incertezas inerentes à sua própria constituição. Com o intuito de compreender este processo, procura-se conhecer a própria constituição da Modernidade e seus princípios. Constroem-se "objetivas" baseadas nos princípios da mudança, do progresso e do projeto, segundo as diferentes fases destes processos de modernização e, a partir de então, buscam-se os "filtros" que tornam possível reconhecer as diversas vertentes de expressão da(s) Modernidade(s) no urbanismo. Aplicam-se ao Estudo de Caso essas "objetivas" e "filtros" conceituais, dando a direção da análise feita sobre o contexto da cidade do Rio de Janeiro, sempre numa perspetiva ampliada, observando o contexto político, económico e urbano entre dois períodos desenvolvimentistas, os 50 anos em 5 de Juscelino Kubitschek e os anos Lula, ambos períodos especiais para o país e para a cidade, momentos de (re)afirmação da imagem, busca da autoestima e renovação da promessa de construção de um futuro róseo. Uma espécie de fé religiosa, uma "parusia", no primeiro momento, baseada pela confiança irrestrita nas mãos dos especialistas movidos pela razão Moderna, e no segundo, pela fé vinculada a realização dos Jogos e seu legado. Este processo percorre meia década e revela um descolamento entre o discurso e a prática do urbanismo carioca. Esta condição é o que se pretende evidenciar nesta dissertação, não como resposta única para a complexidade do processo, mas como uma das várias respostas possíveis consoante a "lente" com que se fotografa a realidade, incorporando-se ao esforço de tantos outras perspetivas para compreendê-la.
Subject: Artes
Arts
Scientific areas: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
TID identifier: 101352875
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/86123
Document Type: Tese
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FAUP - Tese

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