Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/85789
Author(s): Nuno Filipe Dinis Cruz
Title: Jogo Sério para Aprendizagem de Estimação em Projetos de Software
Issue Date: 2016-07-12
Abstract: Software Engineering is a vast and broad field, and specific learning outcomes depend on the topic to be addressed. For the learning to be effective and to truly learn the different concepts, it is necessary to have practical training in principles, methods and procedures under condition similar to developing real software products. In this context, the aim of this dissertation is to demonstrate the efficiency of Serious Games for learning Software Engineering topics, by designing and developing a serious game for learning Software Project Estimation. This game type gathers the needed conditions to the learning of these topics, allowing the user to experience real life situations and have fun, all while gaining new knowledge.The initial phase will be to research learning techniques as well as Game Design Patterns to help in the design and concept of the game. After the planning phase, the game will be developed and it will validated by learning tests whose subjects will be Computer Science students with no prior knowledge of Software Engineering topics.
Description: A Engenharia de Software é um campo de estudo bastante extenso, sendo que a sua aprendizagem requer a abordagem ao tópico em questão. Para a aprendizagem ser efetiva é normalmente necessário a simulação de situações do mundo real para verdadeiramente conseguir aprender e aplicar os diferentes conceitos.Neste contexto pretende-se fazer a demonstração da eficiência de Jogos Sérios para o ensino de tópicos de Engenharia de Software, através do design e desenvolvimento de um Jogo Sério para Estimação de Projetos Software, um tópico específico. Este tipo de jogos apresenta as condições ideais para a sua aprendizagem, pois permitem ao utilizador experienciar situações semelhantes à realidade e divertimento, tudo isso enquanto estão a aprender.A fase inicial passará por uma abordagem e pesquisa às técnicas de aprendizagem ideais para o jogo sério dado o contexto em que se insere, sendo também importante o estudo de Game Design Patterns (Elementos de Jogo) a implementar, que vão auxiliar na fase de design. Após o planeamento virá então a implementação do jogo, que irá ser submetido a validação através de testes de aprendizagem por estudantes de Engenharia Informática ainda sem conhecimentos de Engenharia de Software .
Subject: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
TID identifier: 201314843
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85789
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
151142.pdfJogo Sério para Aprendizagem de Estimação em Projetos de Software6.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons