Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/85374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoão Pedro Matos Teixeira Dias
dc.date.accessioned2019-02-02T15:55:25Z-
dc.date.available2019-02-02T15:55:25Z-
dc.date.issued2016-07-18
dc.date.submitted2016-09-07
dc.identifier.othersigarra:143470
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/85374-
dc.descriptionAtualmente os websites de comércio eletrónico são uma das ferramentas principais para a realização de transações entre comerciantes online e consumidores ou empresas. Estes websites apoiam- se fortemente na sumarização e análise dos hábitos de navegação dos consumidores, de forma a influenciar as suas ações no website com o intuito de otimizar métricas de sucesso como o CTR (Click through Rate), CPC (Cost per Conversion), Basket e Lifetime Value e User Engagement. A utilização de técnicas de data mining e machine learning na extração de conhecimento a partir dos conjuntos de dados existentes nos websites de comércio eletrónico tem vindo a ter uma crescente influência nas campanhas de marketing realizadas na Internet.Quando o provedor de serviços de machine learning se deparada com um novo website de comércio eletrónico, inicia um processo de web mining, fazendo recolha de dados, tanto históricos como em tempo real, do website e analisando/transformando estes dados de forma a tornar os mesmos utilizáveis para fins de extração de informação tanto sobre a estrutura e conteúdo de um website assim como dos hábitos de navegação dos seus utilizadores típicos. Apenas após este processo é que os data scientists são capazes de desenvolver modelos relevantes e algoritmos para melhorar e otimizar as atividades de marketing online.Este processo é, na sua generalidade, moroso em tempo e recursos, dependendo sempre da condição em que os dados são apresentados ao data scientist. Dados com mais qualidade (p.ex. dados completos), facilitam o trabalho dos data scientists e tornam o mesmo mais rápido. Por outro lado, na generalidade dos casos, os data scientists tem de recorrer a técnicas de monitorização de eventos específicos ao domínio do website de forma a atingir o objetivo de conhecer os hábitos dos utlizadores, tornando-se necessário a realização de modificações ao código fonte do website para a captura desses mesmos eventos, aumentando assim o risco de não capturar toda a informação relevante por não ativar os mecanismos de monitorização em todas as páginas do web- site. Por exemplo, podemos não ter conhecimento a priori que uma visita à página de Condições de Entrega é relevante para prever o desejo de um dado consumidor efetuar uma compra e, desta forma, os mecanismos de monitorização nessas páginas podem não ser ativados.No contexto desta problemática, a solução proposta consiste numa metodologia capaz de ex- trair e combinar a informação sobre um dado website de comércio eletrónico através de um pro- cesso de web mining, compreendendo a estrutura de páginas de um website, assim como do conteúdo das mesmas, baseando-se para isso na identificação de conteúdo dinâmico das páginas assim como informação semântica recolhida de locais predefinidos. Adicionalmente esta informação é complementada, usando dados presente nos registos de acesso de utilizadores, com modelos preditivos do futuro comportamento dos utilizadores no website. Torna-se assim possível a apresentação de um modelo de dados representando a informação sobre um dado website de comércio eletrónico e os seus utilizadores arquetípicos, podendo posteriormente estes dados serem utiliza- dos, por exemplo, em sistemas de simulação.
dc.description.abstractNowadays electronic commerce websites are one of the main transaction tools between on-line merchants and consumers or businesses. These e-commerce websites rely heavily on summarizing and analyzing the behavior of customers, making an effort to influence user actions towards the optimization of success metrics such as CTR (Click through Rate), CPC (Cost per Conversion), Basket and Lifetime Value and User Engagement. Knowledge extraction from the existing e- commerce websites datasets, using data mining and machine learning techniques, has been greatly influencing the Internet marketing activities.When faced with a new e-commerce website, the machine learning practitioner starts a web mining process by collecting historical and real-time data of the website and analyzing/transforming this data in order to be capable of extracting information about the website structure and content and its users' behavior. Only after this process the data scientists are able to build relevant models and algorithms to enhance marketing activities.This is an expensive process in resources and time since it will always depend on the condition in which the data is presented to the data scientist, since data with more quality (i.e. no incomplete data) will make the data scientist work easier and faster. On the other hand, in most of the cases, data scientists would usually resort to tracking domain-specific events throughout a user's visit to the website in order to fulfill the objective of discovering the users' behavior and, for this, it is necessary to perform code modifications to the pages themselves, that will result in a larger risk of not capturing all the relevant information by not enabling tracking mechanisms in certain pages. For example, we may not know a priori that a visit to a Delivery Conditions page is relevant to the prediction of a user's willingness to buy and therefore would not enable tracking on those pages.Within this problem context, the proposed solution consists in a methodology capable of extracting and combining information about a e-commerce website through a process of web mining, comprehending the structure as well as the content of the website pages, relying mostly on identifying dynamic content and semantic information in predefined locations, complemented with the capability of, using the user's access logs, extracting more accurate models to predict the users future behavior. This allows for the creation of a data model representing an e-commerce website and its archetypical users that can be useful, for example, in simulation systems.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleReverse Engineering Static Content and Dynamic Behaviour of E-Commerce Websites for Fun and Profit
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201308444
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
143470.pdfReverse Engineering Static Content and Dynamic Behaviour of E-Commerce Websites for Fun and Profit1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons