Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/82211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Ana Maria Guedes
dc.date.accessioned2022-09-09T03:11:14Z-
dc.date.available2022-09-09T03:11:14Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn0873-3600
dc.identifier.othersigarra:109609
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/82211-
dc.descriptionAprender a língua portuguesa é, mesmo para os falantes nativos, uma missão nem sempre fácil. Num contexto em que se prenuncia que o estudo do Latim possa ganhar novas proporções mesmo no Ensino Básico, este texto tem dois intuitos principais. Por um lado, refletir sobre as mais-valias da aprendizagem da língua e cultura latinas desde a mais tenra idade; por outro, apresentar uma proposta concreta para a lecionação do imperfeito do Indicativo nas aulas de português do 4º ano de escolaridade. A sugestão de trabalho gizada tem como ponto de partida o conceito de oficina gramatical e o estudo comparativo das formas portuguesas e latinas do tempo verbal em causa, pois a autora está firmemente convicta de que os alunos assimilarão melhor as regras e exceções se conhecerem, desde cedo, a sua origem.
dc.description.abstractLearning Portuguese is, even for native speakers, a mission not always easy. In a context in which it appears that the study of Latin may gain new proportions even in Primary Education, this text has two main purposes. On the one hand, to reflect upon the benefits of learning Latin and the culture of ancient Rome from an early age; on the other, to submit a concrete proposal for teaching the imperfect in 4th grades Portuguese classes. This working suggestion has, as its starting point, the concept of grammar workshop and the comparative study of Imperfect in Portuguese and Latin, because the author firmly believes that students will better assimilate rules and exceptions if they know their origin from the begining.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectHumanidades
dc.subjectHumanities
dc.titleO Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
dc.identifier.doi10.17346/se.vol20.193
dc.subject.fosHumanidades
dc.subject.fosHumanities
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
109609.pdf364.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons