Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/80386
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dc.creatorDavid Alexandre de Oliveira Porcher
dc.date.accessioned2022-09-16T10:27:12Z-
dc.date.available2022-09-16T10:27:12Z-
dc.date.issued2012-07-17
dc.date.submitted2015-04-24
dc.identifier.othersigarra:23471
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/80386-
dc.descriptionA Arquitectura integra cada vez menos a esfera dos objectos técnicos, e cada vez mais a esfera dos objectos estéticos. A cultura da imagem inunda o nosso quotidiano. A Arquitectura compromete-se com a virtualidade das imagens e reduz-se a valores pictóricos que tendem a constituir um universo de referências. O arquitecto, inserido numa sociedade de consumo, apoia-se neste universo de referências para ter acesso ao mercado e nele conquistar o seu lugar. Mas a imagem nem sempre predominou: se Vitrúvio evitou ilustrar o seu tratado de arquitectura e na Idade Média houve uma valorização da palavra e da memória, o aparecimento da imprensa e da imagem reprodutível - surgidas durante o Renascimento - revolucionaram a comunicação da arquitectura. Posto isto, de que forma a predominância da imagem e da cultura visual orienta hoje a concepção de uma arquitectura física? Ou, por outras palavras, o que é real numa era da comunicação? São estas questões que orientam este trabalho: uma observação da prática da arquitectura que tenta ser crítica e que pretende sobretudo analisar esta realidade - o cenário onde se introduz um estudante de arquitectura quando termina o seu percurso curricular. As respostas poderão diferir consoante o contexto cultural, político, económico ou geográfico; mas as diferenças tendem a esbater-se numa sociedade que caminha para a globalização. Ainda assim, na qualidade de observador - e após a vivência de um ano de mobilidade na Escola Superior de Arquitectura de Paris-Belleville - debruço-me sobre esta problemática no contexto da prática profissional dos ateliers de arquitectura parisienses. Neste trabalho são observados dois tipos de atelier: um com uma dezena de colaboradores, e um outro com uma centena de colaboradores. Embora possuindo estruturas diferentes, ambos apresentam um denominador comum: um forte investimento na visibilidade e na identidade mediáticas. Será que a hegemonia da mediatização na prática da arquitectura interfere com a missão social e humanista do arquitecto? O que está hoje a acontecer por detrás das formas de representação da arquitectura? Finalmente, onde nos levará a actual preponderante dissociação entre a arquitectura e a realidade física?
dc.description.abstractArchitecture belongs decreasingly to the sphere of technique and increasingly to that of aesthetics. The culture of image floods everyday life. Architecture compromises to the virtuality of image and reduces itself to pictorial values which tend to make up its universe of references. The architect, operating in a consumerist society, straddles this universe of references to find access to the market and carve out his place in it. But image did not always predominate: while Vitruvius eschewed illustration in his treatise on architecture and in the Middle Ages memory and word were valued, the appearance of the printing press and of the reproducible image during the Renaissance revolutionized the communication of architecture. Given this, in what ways does the predominance of image and visual culture shape the current conception of physical architecture? In other words, what is the real in an age of communication? These are the questions which direct this study: an observation of the practice of architecture which attempts to be critical and intends above all to analyze this reality - the set onto which a student of architecture walks when he finishes his studies. The answers may vary according to the cultural, political, economic or geographical context; but the differences tend to fade in a globalizing world. Still, in the role of observer, and after a year as a mobility student at ENSAPB, I approach this subject in the context of the professional practice at Parisian architecture firms. Two kinds of firms are observed: one with a dozen people, another with a hundred. Different structures do not prevent the existence of a common denominator: a serious investment in media visibility and identity. Does the supremacy of mediatization in the practice of architecture interfere with the architect's social and humanist mission? What is happening today behind the forms of representation of architecture? Lastly, where will the current dissociation of architecture and physical reality lead us?
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleArquitetura Pós-Gutenberg - Comunicação, Imagem e Sociedade de Consumo
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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