Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/80322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Raquel Marques Rodrigo
dc.date.accessioned2022-09-08T03:24:30Z-
dc.date.available2022-09-08T03:24:30Z-
dc.date.issued2013-11-04
dc.date.submitted2015-04-08
dc.identifier.othersigarra:23458
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/80322-
dc.descriptionEsta dissertação reflecte sobre uma matéria que esteve presente desde o início e que torna, para mim, a arquitectura na alegria de todos os dias. Falo aqui da oculta qualidade arquitectónica, poderia dizer, fala-se nesta dissertação acerca de vida. O presente trabalho tem como objectivo, pelo menos em parte, responder a uma questão que me persegue desde o primeiro ano: a procura por uma oculta qualidade arquitectural. Palavra ambígua, sem grande suporte físico, pouco científica até, a qualidade acaba por ser uma abstracção. Na abstracção reside todo o potencial, todas as matérias com as quais só se tem contacto através do tecido fino da empatia, e ao arquitecto na concepção, através da intuição. É vontade do arquitecto ouvir as vozes da matéria, prever todos os futuros quando concebe um projecto; o seu desejo é elaborar uma arquitectura que persista e que seja uma contribuição para o colectivo. Não existe uma forma de fazer, uma forma de agir por catálogo, o que deixa entregue ao arquitecto a responsabilidade de ouvir a sua própria voz, como parte do tecido do mundo. Pretendeu-se perceber de que matéria é feita essa voz na dificuldade encontrada na transposição de uma realidade interior a uma exterior. A Forma Prateada é o mote para revelar parte dessas matérias que constituem, para mim, o fio invisível da arquitectura. São uma declaração de intenções.
dc.description.abstractThis work's objective, or at least a part of it, is to answer a question that has followed me since the first grade: the search for a hidden architectural quality. An ambiguous word, without much of a physical existence, not even very scientific, quality is finally an abstraction (Francisco Alonso). In abstraction lies all potential, all matters with which contact can only be made through delicate empathy or, for the architect in conception, through intuition. The architects will is to listen to the voices of matter, predict all futures when conceiving a project; his desire to elaborate an architecture which persists and is a contribution the collective. There is not a manner of doing, not a frame for acting by the book, which leaves the architect to the responsibility of listening to his own voice as a part of the fabric of the world. It was sought to understand what matter that voice is made of, given the difficulty found on the transposition of an inner reality to an exterior one. A Forma Prateada (The Silvery Form) is the motif to reveal a part of those matters which, for me, compose the invisible thread of architecture. They are a statement of intent.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.title"A forma prateada (Mente, Corpo, Coração, Câmara)".
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid201543320
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23458.pdf"A forma prateada (Mente, Corpo, Coração, Câmara)".2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons