Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/77659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuísa Inês Nogueira Miranda Pinto
dc.date.accessioned2022-09-08T18:49:52Z-
dc.date.available2022-09-08T18:49:52Z-
dc.date.issued2014-11-05
dc.date.submitted2015-01-08
dc.identifier.othersigarra:33717
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/77659-
dc.descriptionCom esta investigação pretende-se compreender a relação entre Le Corbusier e a janela, interpretando o papel e a evolução desse elemento essencial na sua arquitectura, tendo como base principal para o estudo, a sua obra construída. Para o efeito, além de obras, foram analisados desenhos, escritos, conferências e livros da autoria de Le Corbusier, assim como estudos e análises já realizadas a propósito deste tema na arquitectura do autor. No primeiro capítulo, a análise efectuada começa com uma breve aproximação aos anos iniciais da sua formação que corresponderam, essencialmente, à sua terra Natal, Chaux-de-Fonds, na Suíça e, às viagens realizadas por Le Corbusier. Salientam-se algumas personalidades que o influenciaram directamente, tentando perceber de que forma alteraram a sua maneira de pensar e, analisam-se as duas obras que melhor caracterizam essa época, a Maison Blanche de 1912 e a Villa Schwob de 1916. No segundo capítulo procuramos acompanhar o processo natural da evolução do seu pensamento e respectiva aplicação prática. Para isso, analisaremos a pequena história da janela descrita por Le Corbusier quer em Almanach d'architecture Moderne quer nas conferências de Buenos Aires. Analisaremos ainda uma das suas primeiras invenções, a qual constituiu a base se toda a sua arquitectura, o sistema Dom-ino, responsável pela descoberta da fenêtre en longueur, teorizada como um dos cinco pontos para uma nova arquitectura e exemplificada na Villa Savoye de 1928. O terceiro capítulo, coincidindo cronologicamente com o segundo assenta num outro tipo de abertura, o pan de verre, salientando um dos momentos mais extremistas e revolucionários e, ao mesmo tempo, não sucedido de Le Corbusier, o pan de verre hermétiquement mastiqué da Cité de Refuge de 1929. Finalmente, o quarto capítulo incide na dissociação das funções da janela, enquanto solução de Le Corbusier para os problemas do pan de verre. Assim, Le Corbusier desenvolve um novo pano de vidro segundo três caminhos essenciais: o Quatrième Mur representado pelo Immeuble Molitor de 1931 e as Maisons Jaoul de 1951; o Brise-Soleil na Unité d'habitacion de Marseille de 1947 e Convent de la Tourette de 1952; e finalmente, o conceito de janela tradicional retomada no Petit Cabanon de 1952.
dc.description.abstractThe aim of this investigation is to comprehend the relation between Le Corbusier and the window, by interpreting the role and evolution of this essential element in its architecture, having by main base for the study, his built work. For this purpose, apart from his works, we also analyzed drawings, writings, conferences and books authored by Le Corbusier, as well as studies and analyzes already performed related to this same theme in the architecture of the author. In the first chapter, the analysis begins with a brief approach to the early years of his training that corresponded essentially to his homeland, Chaux-de-Fonds, Switzerland, and to the realized travels by Le Corbusier. It sets out some personalities who influenced him directly, in order to understand how they altered his way of thinking and, we also analyze the two works that best characterize that time, the Maison Blanche, 1912 and the Villa Schwob, 1916. In the second chapter we seek to follow the natural process of the evolution of his thinking and its practical application. For this purpose, we analyze the short window story described by Le Corbusier both in Almanach d'architecture Moderne and the conferences in Buenos Aires. We also analyze one of his first inventions, which formed the basis of all its architecture, the Dom-ino system, responsible for the discovery of the fenêtre en longueur, theorized as one of five points for a new architecture and exemplified in the Villa Savoye, 1928. The third chapter, chronologically coincident with the second, is based on a different type of opening, the pan de verre, highlighted as one of the most extremist and revolutionary and, at the same time, unsuccessful moments of Le Corbusier, the pan de verre hermétiquement mastiqué of the Cité de Refuge, 1929. Finally, the fourth chapter focuses on the dissociation of the functions of the window, while Le Corbusier's solution to the problems of pan de verre. Thus, Le Corbusier develops a new type of window in three essential ways: the Quatrième Mur represented by the Immeuble Molitor, 1931 and the Maisons Jaoul, 1951; Brise-Soleil in the Unité d'habitacion de Marseille, 1947 and the Convent de la Tourette, 1952; And finally, the recapture of the concept of the traditional window in the Petit Cabanon, 1952.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleLe Corbusier e a Janela. Do Vão Tradicional ao Brise-Soleil
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid201545250
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
33717.pdfLe Corbusier e a Janela. Do Vão Tradicional ao Brise-Soleil66.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons