Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/77002
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRui Miguel Gonçalves de Oliveira Cardoso
dc.date.accessioned2022-09-07T05:15:31Z-
dc.date.available2022-09-07T05:15:31Z-
dc.date.issued2014-11-07
dc.date.submitted2014-11-26
dc.identifier.othersigarra:33090
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/77002-
dc.descriptionNuma sociedade em que a imagem de arquitectura assume um papel preponderante e em que a sedução das formas se sobrepõe à experienciação real do espaço, será importante reflectir sobre o seu papel na construção da experiência arquitectónica. A arquitectura contemporânea parece cada vez mais reduzir-se a um conjunto de imagens, renders, sites e publicações sem valores plásticos e formais, ou seja, numa arquitectura narcisista e retinal, onde se pratica a valorização de uma imagem que seduz e onde se deixa de lado a peça central do espaço - o Homem. Uma imagem nunca conseguirá traduzir a verdadeira essência, nem a atmosfera que um espaço nos poderá causar e só através da vivência do mesmo ela poderá ser alcançada. Deverá, então, a arquitectura limitar-se a uma experiênciação baseada puramente em imagens? Ou deverá, antes, traduzir-se numa experiência corpórea, ligada aos sentidos e ao Homem, criando um ambiente, uma atmosfera? A arquitetura é mais do que um objeto físico puro e tangível, cruzando-se com o domínio do intangível e imaterial. O presente trabalho propõe-se transpor o lado físico e material da arquitectura, procurando os elementos potenciadores de uma atmosfera arquitectónica, e de que maneira é que esta poderá alterar o nosso dia-a-dia. Certamente, a função da arquitectura não será provocar emoções, será antes resolver um problema numa determinada situação e contexto. Contudo, a arquitectura com a sua história, a sua linguagem, as suas memórias e associações não deverá será mais do que uma mera resolução de problemas? Quando a arquitectura transcende a simples resolução de um problema o espaço toca-nos, sabemos intuitivamente que estamos perante uma atmosfera, um espaço inefável e indizível. Assim, a atmosfera existe quando a arquitectura transcende o seu uso diário, libertando-se do seu lado técnico e material e da sua abordagem programática, dando-nos algo mais, numa experiência que ficará guardada na nossa memória. Mas como é que os arquitectos podem construir atmosferas? Quais são os elementos intervenientes na construção de uma atmosfera? Será ainda verdadeiramente possível construir uma atmosfera? Será do interesse do presente encontrar as premissas que possibilitem a construção de um espaço inefável, ou seja, uma atmosfera que nos transcenda, conciliando corpo e mente, arquitectura e homem, racional e irracional, material e imaterial.
dc.description.abstractIn a society where the image of architecture plays a leading role and where the seduction of shapes outweighs the actual experiencing of space, it is important to consider its role in the construction of architectural experience. Contemporary architecture seems to come down to a set of images, renders, sites and publications in absence of plastic and formal values, i.e. a narcissistic and retinal architecture, which promotes a seductive image, neglecting the center element of space: Mankind. An image will never provide the bodily experience of space. This experience can only be achieved by living it. Should architecture limit itself to an experience based upon images alone? Or should architecture translate into a bodily experience instead, linked to the senses and to Mankind, creating an environment, an atmosphere? Architecture is much more than a pure and tangible physical object intersecting the realm of intangible and immaterial. This paper proposes to bridge the physical and the material dimension of architecture, looking for the enhancers of an architectural atmosphere and how can architecture change our daily lives. Certainly, the role of architecture is not to invoke emotions, but rather solving a problem in a given situation and context. However, should not architecture be more than a mere problem solving given its history, its language, its memories and associations? When architecture transcends the simple solution for a problem, space touches us and we know intuitively that we are experiencing an atmosphere, an ineffable and indescribable space. Thus, the atmosphere exists when architecture transcends its everyday use and relinquishes its technical and material dimension and its programmatic approach, giving us something more, an experience that will be forever engraved on our mind. But how can architects create atmospheres? Which are the elements involved in the creation of atmospheres? Is it even possible to create an atmosphere? It will be of interest to find the premisses which allow for the construction of an ineffable space, i.e., an atmosphere which transcends us, harmonizing body and mind, Mankind and architecture, rational and irrational, material and immaterial.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleAtmosferas Arquitectónicas. Do Pensamento à Construção
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid201546434
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
33090.pdfAtmosferas Arquitectónicas. Do Pensamento à Construção104.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons