Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/7310
Author(s): Pais, Teresa Maria da Silva Antunes
Title: O Desenho na Formação do Arquitecto
Publisher: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
FBAUP
Issue Date: 2009-02-12T10:43:36Z
Description: Mestrado em Prática e Teoria do Desenho
Pretendemos com este trabalho fazer uma análise das diversas interpretações do ensino do Desenho nas Faculdades de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade do Porto, bem como das práticas utilizadas para o leccionar. A investigação que levámos a cabo, com propósito de obter elementos sobre os quais ela recaiu, teve como amplitude temporal a data da criação e anexação das sobreditas faculdades nas respectivas universidades (1979) e aquela em que o presente estudo foi iniciado (2005). O facto de a nossa actividade profissional se prender com a docencia do Desenho numa instituição ligada a formação de arquitectos e a expectativa de que os conhecimentos obtidos por um trabalho desta natureza pudessem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino a que estamos ligados, foram razões impulsionadoras e determinantes para a sua escolha. A investigação desenvolveu-se em tres fases, coincidentes com os tres capítulos de que a tese se compõe: o primeiro, que respeita a formação do arquitecto na Europa Ocidental; o segundo, que se centra no percurso histórico que levou a criação das duas Faculdades de Arquitectura eleitas para este estudo; e o terceiro e último que, coligindo elementos procedentes dos anteriores, contém uma sinopse da actividade pedagógica exercida por docentes de Desenho daquelas instituições. O trabalho termina com as Conclusões, que entendemos organizar em dois grupos: um, onde se faz uma súmula dos momentos que reputamos mais significativos na história da educação do arquitecto; e outro, que se refere ao ensino do Desenho nas duas Faculdades em estudo, em que se verifica que ambas tiveram um passado comum e onde se nota que existem afinidades mas também divergencias, já que se vincularam a ideias diferentes de metodologias e concepções de ensino.
Subject: Desenho
Drawing
Porto
URI: http://hdl.handle.net/10216/7310
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FBAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teresa Pais.zip9.5 MBZIPView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.