Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/7310
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pais, Teresa Maria da Silva Antunes | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-02-12T10:43:36Z | - |
dc.date.available | 2009-02-12T10:43:36Z | - |
dc.date.created | 2006 | pt_PT |
dc.date.issued | 2009-02-12T10:43:36Z | - |
dc.date.submitted | 2007-05-28 | pt_PT |
dc.identifier.other | 051210013 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/7310 | - |
dc.description | Mestrado em Prática e Teoria do Desenho | pt_PT |
dc.description | Pretendemos com este trabalho fazer uma análise das diversas interpretações do ensino do Desenho nas Faculdades de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade do Porto, bem como das práticas utilizadas para o leccionar. A investigação que levámos a cabo, com propósito de obter elementos sobre os quais ela recaiu, teve como amplitude temporal a data da criação e anexação das sobreditas faculdades nas respectivas universidades (1979) e aquela em que o presente estudo foi iniciado (2005). O facto de a nossa actividade profissional se prender com a docencia do Desenho numa instituição ligada a formação de arquitectos e a expectativa de que os conhecimentos obtidos por um trabalho desta natureza pudessem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino a que estamos ligados, foram razões impulsionadoras e determinantes para a sua escolha. A investigação desenvolveu-se em tres fases, coincidentes com os tres capítulos de que a tese se compõe: o primeiro, que respeita a formação do arquitecto na Europa Ocidental; o segundo, que se centra no percurso histórico que levou a criação das duas Faculdades de Arquitectura eleitas para este estudo; e o terceiro e último que, coligindo elementos procedentes dos anteriores, contém uma sinopse da actividade pedagógica exercida por docentes de Desenho daquelas instituições. O trabalho termina com as Conclusões, que entendemos organizar em dois grupos: um, onde se faz uma súmula dos momentos que reputamos mais significativos na história da educação do arquitecto; e outro, que se refere ao ensino do Desenho nas duas Faculdades em estudo, em que se verifica que ambas tiveram um passado comum e onde se nota que existem afinidades mas também divergencias, já que se vincularam a ideias diferentes de metodologias e concepções de ensino. | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto | pt_PT |
dc.publisher | FBAUP | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Desenho | pt_PT |
dc.subject | Drawing | pt_PT |
dc.subject | Porto | pt_PT |
dc.title | O Desenho na Formação do Arquitecto | pt_PT |
dc.type | Dissertação | pt_PT |
Appears in Collections: | FBAUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Teresa Pais.zip | 9.5 MB | ZIP | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.