Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/67449
Author(s): José Sarsfield Cabral
Gabriela Beirão
Title: A qualidade em serviços de transporte público urbano: o problema da contratualização
Issue Date: 2003
Description: Um sistema de transporte de passageiros eficiente constitui um elemento fundamental para aqualidade de vida dos cidadãos. Nestas condições, é importante que os sistemas detransporte respondam adequadamente às expectativas e necessidades das pessoas e que,simultaneamente se adaptem à evolução da procura.No entanto, a procura de transportes públicos tem diminuído face à crescente concorrênciado automóvel privado. Perante este problema, os operadores de transportes públicosurbanos estão cada vez mais sensíveis à problemática da qualidade e as autoridadesreguladoras procuram introduzir elementos de avaliação da qualidade do serviço, quer nosrequisitos de concursos, quer nos contractos de concessão, prestação ou exploração. Com aintrodução de indicadores de qualidade nos contractos e concursos pretende-se aumentar aeficiência dos transportes públicos e assegurar uma maior qualidade dos serviços oferecidosao público. Aliás, a política de transportes da Comissão Europeia coloca a qualidade e asnecessidades dos cidadãos no centro do debate.Por um lado, é necessário avaliar correcta e eficientemente as expectativas dos utilizadoresao longo do tempo, baseando-se nas suas preferências, características e atitudes. Por outrolado, tais expectativas deverão ser reflectidas em objectivos passíveis de serem verificadosatravés de indicadores mensuráveis. Desta forma podem ser incluídos nos contractos eposteriormente controlados. Adicionalmente, é fundamental que o processo decontratualização inclua também aspectos de avaliação da gestão da qualidade dosoperadores, permitindo assegurar a manutenção da qualidade do serviço ao longo do tempo.Neste artigo aborda-se a questão da inclusão de critérios e indicadores de qualidade emconcursos e contractos de transportes públicos como forma privilegiada para melhorar aqualidade e eficiência do serviço.
Call Number: 57829
URI: http://hdl.handle.net/10216/67449
Source: Special Edition of FER XXI, 4º Congresso Nacional do Transporte Ferroviário
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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