Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/67301
Author(s): Brito, Elisabete Correia
Title: A literacia da leitura em adultos : análise diacrónica de processos de (re)socialização num grupo de educação e formação de adultos, construído no feminino
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2012
Abstract: A presente tese ancora-se em torno da leitura e das questões de literacia da leitura em adultos, de modo particular numa análise na diacronia dos processos de (re)socialização de um grupo que frequentou um curso de Educação e Formação de Adultos, entre 2007/2008, no concelho de Vagos, com equivalência ao 9.º ano. O nosso referencial empírico é construído no feminino e revela idades compreendidas entre os 28 e os 54 anos. Esta pesquisa, realizada entre 2009 e 2012, é o corolário de uma experiência que vivenciámos com o mesmo grupo quer como formadores quer como investigadores num momento anterior. De acordo com estudos desenvolvidos a nível nacional e internacional, Portugal é marcado por níveis reduzidos de literacia da população adulta, reflexo de um expressivo défice de qualificações. Porém, nos últimos anos surgiu uma maior preocupação com os adultos, em particular aqueles que desde cedo abandonaram a escola, fator que levou a uma cisão face a uma tradição mais escolarizada da educação e ao aparecimento dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Estes não podem ser entendidos como meros somatórios de níveis de escolaridade, mas como oportunidades para se elevarem os níveis de literacia da população adulta, em particular da literacia da leitura, e se estimularem práticas de leitura. Analisar como é que a Formação de Adultos cria novas disposições duráveis que promovam os níveis de literacia, centrando-nos nos modos de relação dos atores sociais com a leitura, constitui o objetivo basilar do presente trabalho. Nesse sentido, desenvolvemos uma estratégia de investigação qualitativa, conciliatória entre as regularidades sociais e as singularidades dos atores em causa, acentuando uma análise diacrónica do percurso destas mulheres. Sobrevém, no seio desta metodologia, uma triangulação que engloba distintas técnicas que se complementam e (...).
Subject: Educação de adultos
Leitura
Literacia
URI: http://hdl.handle.net/10216/67301
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000222858
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000198665.pdf3.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
000198668.pdf3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.