Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/57398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFortes, Ruth Ivone Silva Moraispt_PT
dc.date.accessioned2013-05-14T23:12:01Z-
dc.date.available2013-05-14T23:12:01Z-
dc.date.issued2011pt_PT
dc.identifier.other000211663pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/57398-
dc.description.abstractA promoção e a divulgação do Português no mundo são uma tarefa de todos aqueles que amam a língua de Camões. O ensino do Português como Língua Estrangeira ou Língua Segunda no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e fora dela é um passo à frente na promoção do português a nível internacional. Sendo o Português a sexta língua mais falada no mundo a sua divulgação e utilização como língua oficial, ao lado do inglês e do francês, nos organismos internacionais são ambições legítimas porque o espaço geográfico e o número de falantes da língua portuguesa no mundo justificam-se. Para promover e divulgar o Português no mundo e juntos daqueles que querem conhecê-lo melhor como Língua Estrangeira (LE) e/ ou Língua Segunda este estudo elegeu como suporte o conto literário como meio de ensino-aprendizagem e como uma mais-valia na difusão da língua nas suas diversas competências e da cultura. Para alcançar estes objetivos, optou-se por trabalhar o género textual conto literário. Escolheu-se um corpus de contos literários de escritores da Língua Portuguesa que permitiu aos aprendentes contactar diretamente com a língua e a cultura, assim como reconhecer aspetos importantes desta construção textual. Além disso, produziu-se uma reflexão sobre o ato de ler e enunciaram-se algumas estratégias que podem otimizar a leitura como forma de conhecimento e prazer. Também se deu ênfase as diferentes estratégias que promovem a compreensão leitora e os diferentes tipos de leitura, assim como a motivação. Deste modo, pretende-se mostrar em que medida o estudo de contos literários contribui para o desenvolvimento da competência da compreensão leitora dos falantes de PLE, bem como de outras competências, nomeadamente a discursiva e cultural.pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000211663pt_PT
dc.subjectConto - Didáticapt_PT
dc.subjectPortuguês língua estrangeira - Ensinopt_PT
dc.titleO conto no ensino-aprendizagem do português língua estrangeira alguns contributospt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teseruth0811000150590.pdf625.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.