Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/57332
Author(s): | Leite, Maria de Fátima Ferreira |
Title: | O ensino-aprendizagem da cultura em PLE : contributos para uma educação intercultural |
Publisher: | Porto : [Edição do Autor] |
Issue Date: | 2011 |
Abstract: | A metodologia de investigação-acção deste trabalho parte da formulação de questões em relação à educação intercultural, a saber: 1. Quais os materiais, métodos e estratégias mais adequados, na aula de PLE/PLS, a implementação de vivencias interculturais? 2. De que forma a abordagem intercultural sistemática se repercute na competência comunicativa dos aprendentes? 0 problema em estudo provem da ideia generalizada de que os professores centram muito mais o seu trabalho nos aspectos linguísticos do que nos aspectos culturais, não havendo sequer qualquer preocupação com a comunicação intercultural. O que normalmente acontece é que o docente vai "encaixando" aspectos culturais portugueses, como se de algo estanque e perpétuo se tratasse, sem dar espaço a momentos interculturais. O professor sabe que na sua aula de PLE/PLS esta o Outro, mas raramente promove um "encontro" com esse Outro. Para alem disso, foi também constatado que, como as tarefas, as actividades e operações propostas na abordagem intercultural assentavam na proveniência e vivencia culturais dos aprendentes, a motivação aumentava na consecução das mesmas, o que beneficiou o desenvolvimento da competência comunicativa de modo rápido e consistente. |
Subject: | Português língua estrangeira - Ensino Educação multicultural |
URI: | http://hdl.handle.net/10216/57332 |
Catalogue Link: | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000210494 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESEMESMARIALEITE000141871.pdf | 5.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.