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https://hdl.handle.net/10216/56304
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Guerra, Paula | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-03-12T00:13:23Z | - |
dc.date.available | 2013-03-12T00:13:23Z | - |
dc.date.issued | 2010 | pt_PT |
dc.identifier.other | 000207174 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/56304 | - |
dc.description.abstract | Se entendermos o pop rock como componente fundamental da música popular, é possível tomar as suas manifestações, vivências, social idades e produções como determinantes para a compreensão e explicação da estrutura social em que ocorrem e das identidades de quem a produz e reproduz. Mais ainda, se a sociologia não se interessa por essências, mas por processos, parece-nos que o campo do pop rock, ainda que recente, será uma matriz essencial de análise das representações sociais e da memória colectiva. É neste axioma que entroncamos os objectivos estrutura dores da investigação que esteve na base desta Dissertação. É também aqui que advogamos o desenho do nosso objecto de base, a abordagem do rock como prática social enquanto produção e reprodução societal no âmbito da sociedade contemporânea, designada mente na sociedade portuguesa entre 1980 e 2010. O escopo analítico situou-se nas suas vertentes mais alternativas (consumo, mediação e produção), ou, se quisermos de uma forma mais fiel à realidade portuguesa, "vanguardistas", considerando-o como um elemento central na estruturação e reestrutu¬ração das culturas populares urbanas. Consideramos o mundo do rock na sua plenitude, com os seus diferentes agentes, práticas, contextos, lógicas de produção e de reprodução social, numa problemática próxima dos "mundos da arte" tal como é desenvolvida por Becker (1988) ou Crane (1992), complementada por uma sociologia da mediação tal como a defende Hennion (1993), sob um pano de fundo da teoria dos campos de Bourdieu (1992; 1996; 2004). Através de um percurso pela história e pela empiria, obtivemos um patrimó¬ nio de informação e de reflexão que permitiu ir a fundo na explicação e na compreensão do modo de estruturação do subcampo do rock alternativo em Portugal.(...) | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Porto : [Edição do Autor] | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.source.uri | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207174 | pt_PT |
dc.subject | Produção cultural - Portugal - séc. 20 | pt_PT |
dc.subject | Música pop-rock | pt_PT |
dc.subject | Música pop-rock | pt_PT |
dc.subject | Rock alternativo - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Música - Sociologia | pt_PT |
dc.subject | Representações sociais | pt_PT |
dc.title | A instável leveza do Rock : génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010) | pt_PT |
dc.type | Tese | pt_PT |
Appears in Collections: | FLUP - Tese |
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File | Description | Size | Format | |
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