Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/56259
Author(s): Margarida Fonseca Cardoso
Teresa Correia
Title: A utilização de um modelo de blended learning no ensino da Bioestatística ao Mestrado em Saúde Pública
Issue Date: 2009
Description: A Bioestatística é uma componente científica fundamental da investigação na área das ciências da saúde e, como tal, deve preparar os estudantes quer em termos teóricos quer para a prática da análise estatística. Com o Processo de Bolonha muitas foram as alterações, e a que mais se destacou foi o aparecimento de um novo paradigma que coloca o estudante como o "actor principal" do processo de ensino-aprendizagem. A Universidade do Porto, através do seu Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação (GATIUP), tem procurado incentivar a utilização das tecnologias de informação e comunicação entre a sua comunidade académica, destacando-se sobretudo o incentivo à introdução de um modelo de blended learning na leccionação das unidades curriculares. Ao fim de alguns anos a leccionar unidades curriculares de Bioestatística, com os cursos homologados no âmbito do Processo de Bolonha, era necessário adaptar os métodos de ensino ao novo paradigma da educação. Assim, por intermédio do GATIUP, estabelece-se o primeiro contacto com o denominado modelo de blended learning. Após algumas reuniões com um dos elementos do GATIUP, começa-se a ponderar a utilização da plataforma de e-learning (Moodle) como instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem na unidade curricular de Bioestatística I do Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Porto. Após algumas dificuldades iniciais próprias da "adaptação" a este novo ambiente, percebeu-se o potencial que a combinação da componente teórica (presencial), prática (presencial) e do elearning (não presencial) tinha, não só na dinamização da relação/comunicação entre docentes e estudantes, como na melhoria da qualidade dos métodos de avaliação e acompanhamento dos estudantes. No curto período de duração da unidade curricular, em que se recorreu a um modelo de blended learning, procurou-se "explorar" um conjunto de recursos e actividades (fóruns de discussão, base de dados e trabalhos on-line) disponibilizadas por esse ambiente de aprendizagem virtual, que constituíssem uma mais valia para os estudantes e docentes.
Subject: Ciências Tecnológicas, Ciências da educação, Outras ciências da engenharia e tecnologias
Technological sciences, Educational sciences, Other engineering and technologies
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology::Other engineering and technologies
URI: https://hdl.handle.net/10216/56259
Source: Conferência IADIS Ibero-Americana: WWW/INTERNET
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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