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dc.creatorNuno Regadas
dc.creatorAlice Ribeiro
dc.date.accessioned2019-01-31T21:13:48Z-
dc.date.available2019-01-31T21:13:48Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.othersigarra:88608
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/56220-
dc.descriptionAs Universidades enfrentam hoje novos desafios ao lidarem com um número cada vez maior de estudantes com condição de deficiência nos seus planos curriculares. Em Portugal, as Instituições de Ensino Superior (IES) não estão preparadas, na medida em que docentes e técnicos ainda mostram dificuldades na interpretação de diretrizes de acessibilidade, um défice de experiência e formação nesta área e parecem não perceber a importância da sua ação na promoção das condições necessárias à inclusão. Este artigo pretende apresentar as conclusões da primeira iniciativa em IES portuguesas, assente nas TIC, e que visa facilitar a implementação de um curriculum inclusivo. Desenvolvemos um curso online sobre acessibilidade e inclusão e pudemos observar as dificuldades do pessoal docente e técnico no trabalho com estudantes com deficiência, mas também a sua vontade de aprender a adaptar programas e métodos de trabalho a esta nova realidade. Concluímos que novos cursos e workshops sobre esta temática devem ser desenvolvidos na Universidade do Porto de forma de alcançar um público mais diversificado, e assim conseguir uma comunidade livre de barreiras onde todos os estudantes se sentem incluídos.
dc.description.abstractUniversities face today new challenges as they have to deal with an increasing number of disabled students attending their curricula. In Portugal, Higher Education Institutions (HEI) are still not prepared, as teaching and non-teaching staff face serious difficulties interpreting accessibility guidelines, a deficit of experience and training in this area and are not aware of the importance of their actions to provide propper accommodations. This paper presents the findings of the first national initiative on a Portuguese HEI, based entirely on TIC, to help implementing an inclusive curriculum. We developed an online course on accessibility and inclusion and we observed that staff reveals a great deal of difficulties working with disabled students, but also their will to learn how to adapt their curricula and work methods to this new reality. In conclusion, new courses and workshops on these subjects will have to be developed at the U.Porto in order to reach a more diverse audience and thus contributing to build a barrier free community where all students can feel included.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartof1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleAs TIC na capacitação de docentes da Universidade do Porto para a acessibilidadee inclusão
dc.typeArtigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
dc.contributor.uportoReitoria
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
Appears in Collections:REIT - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

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