Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/56106
Author(s): Sousa, Vânia Catarina de Oliveira
Title: Estratégias e actividades para promover a interacção oral em aulas de PLE, nível de iniciação
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2010
Abstract: Debruçámo-nos sobre os processos de interacção oral nas aulas de PLE, nível de iniciação, enquanto etapa fundamental para a aquisição linguística na perspectiva de uma educação para a autonomia, analisados em três planos: a) no plano teórico, tentando clarificar certas terminologias, preferindo restringir a abrangência e o campo de aplicação de certos conceitos a fim de lhes manter a sua produtividade. Pudemos inserir os processos interactivos dentro de uma teoria pedagógica, distinguindo o trabalho do docente do comportamento dos aprendentes para melhor observar como a autonomização destes últimos implica uma reformulação dos respectivos papéis; b) no plano discursivo, analisando várias entrevistas, realizadas junto de jovens professoras de PLE da FLUP, com o objectivo de avaliar a importância atribuída à interacção oral nas suas aulas, as estratégias elaboradas para a despoletar e as actividades propostas para a desenvolver. Verificámos pela análise de conteúdo que essas professoras, mesmo quando não verbalizam o conceito, assentam a sua prática na interacção oral dos alunos; c) no plano pragmático, relatando a nossa própria intervenção nas aulas de PLE ministradas na FLUP durante o ano lectivo de 2009/2010, onde pudemos testar certas actividades e conceber estratégias de motivação, pretendendo levar os aprendentes a tomar a palavra e interagir em pequenos e grandes grupos.
Subject: Comunicação oral
Português língua estrangeira - Ensino
URI: http://hdl.handle.net/10216/56106
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207297
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESEMESVANIASOUSA000128402.pdf4.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.