Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/55934
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZidane, Manuela Dias da Costapt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T03:59:09Z-
dc.date.available2012-01-21T03:59:09Z-
dc.date.issued2010pt_PT
dc.identifier.other000207070pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/55934-
dc.description.abstractEste trabalho pretende ser uma reflexão crítica para um possível alargamento no campo da pesquisa e estudo, da problemática da conflitualidade no interior da escola, que envolve não só os alunos, mas sobretudo os adultos (pessoal docente e não docente). Trata-se de uma reflexão à escola actual e aos seus paradigmas. Através de um estudo de caso averiguamos as principais causas que originaram processos, o tipo de incidentes que se verificaram em maior número, as pessoas envolvidas e os depoimentos das testemunhas, participantes e arguidos. Tentamos traçar um perfil, o mais adequado possível, das pessoas arguidas em processos, por vezes reincidentes. Concluímos que a personalidade das pessoas, com as suas características próprias é fulcral para a boa harmonia em contexto de trabalho. Concluímos de igual modo, que a fraca adesão aos valores e a falta de cultura organizacional, acompanhada da perda da noção de pertença ao grupo formal da organização são muitas das vezes factores, que poderão vir a perturbar o inter-relacionamento entre as pessoas. Os deveres funcionais mais constantemente violados são o de correcção, zelo e lealdade. Muitos arguidos, ao violarem os seus deveres funcionais, fazem-no porque muitas das vezes, não reconhecem a hierarquia, faltando ao respeito aos seus superiores hierárquicos. A metodologia que adoptamos possuiu um carácter essencialmente qualitativo. Optamos de igual modo, pela metodologia de ordem compreensiva.pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000207070pt_PT
dc.subjectEscola - Indisciplinapt_PT
dc.titlePara lá dos muros e do portão : um estudo sobre a conflitualidade nas Escolaspt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestmanuelazidane000127581.pdf850.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.