Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/55324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiegues, Filomena Maria Brasil Cabralpt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T04:34:38Z-
dc.date.available2012-01-21T04:34:38Z-
dc.date.issued2010pt_PT
dc.identifier.other000206217pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/55324-
dc.description.abstractResultante da observação de aulas durante o período de estágio, assim como da prática docente em anos anteriores, o presente trabalho de investigação debruça-se sobre o texto dramático, mais especificamente sobre o modo como este vem sendo trabalhado a nível do ensino-aprendizagem, no ensino básico e no secundário. Num primeiro momento do estudo, foi possível constatar que a análise do texto dramático apresenta ainda vestígios de uma abordagem tradicional, ou seja, na maior parte das vezes concentra-se na análise da estrutura externa e interna do texto, na classificação e caracterização das personagens, na identificação do espaço e do tempo e nas intenções do autor ao escrever a obra. Deste modo, verifica-se que a abordagem que ainda hoje se realiza deste género textual é, sobretudo, uma análise literária. Consequentemente, o actual estudo pretende suscitar uma reflexão sobre a possibilidade de uma nova pedagogia no ensino do texto dramático, assim como sugerir actividades e estratégias pedagógico-didácticas que poderão desenvolver nos alunos uma nova disponibilidade face ao estudo deste género textual. As sugestões que se apresentam, e que ambicionam um novo método de abordagem do texto dramático, partem da observação de um conjunto de especificidades características deste género e que devem ser tidas em conta no momento do seu estudo em sala de aula. É a partir do questionamento dessas particularidades que se desenvolve o presente trabalho de investigação estruturado em quatro capítulos antecedidos de uma introdução na qual se anuncia e justifica o tema do estudo, se apresentam os objectivos, a metodologia seguida e o plano geral do trabalho. No primeiro capítulo, efectua-se uma análise dos Programas de Ensino, dos Currículos Nacionais e do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. (...)pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000206217pt_PT
dc.subjectTexto dramático - Ensinopt_PT
dc.titleO texto dramático em contexto de sala de aula : proposta para uma nova abordagempt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESEMESFILOMENADIEGUES000124738.pdf2.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.