Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54960
Author(s): Lemos, Rute
Title: Especialistas de marketing em Portugal : análise sociológica do processo de emergência e desenvolvimento profissional
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2010
Abstract: Este trabalho de investigação enquadra-se no domínio da Sociologia das Profissões e tem como objecto de estudo o processo de emergência e desenvolvimento dos especialistas de marketing na sociedade portuguesa. A abordagem é realizada a partir de dois níveis analíticos distintos. No primeiro nível analítico pretende-se identificar e caracterizar os factores determinantes na configuração do desenvolvimento profissional dos especialistas em marketing ao longo de um período temporal definido (desde a década de sessenta do século XX até ao início do Processo de Bolonha no ensino superior). O eixo central do estudo parte da premissa de que a dificuldade de protecção jurisdicional do mercado profissional das actividades de marketing decorre da natureza da evolução de três sistemas presentes no seio do sistema profissional, o conhecimento, a prática profissional e a organização representativa, contextualizados num determinado sistema sócio-cultural. No segundo nível analítico pretende-se clarificar a área de trabalho do dos especialistas em marketing, nomeadamente, as actividades desenvolvidas e que lhes são específicas, assim como as competências necessárias para o exercício dessas actividades profissionais.
Subject: Especialista de marketing - Portugal
Sociedade de consumo
Profissões - Sociologia
URI: http://hdl.handle.net/10216/54960
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205797
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestrutelemos000123407.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.