Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54901
Author(s): Bernardo, Tânia Ferreira
Title: Motivar os alunos para a participação oral : poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para participação oral?
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2010
Abstract: A motivação é um factor fundamental para uma aprendizagem efectiva na sala de aula e aumentar e direccionar a motivação dos alunos é uma das responsabilidades do professor. Ao deparar-me com a falta de motivação para a participação oral em duas tunnas de língua estrangeira da Escola Secundária António Sérgio, vi nesta problemática o tema adequado para o desenvolvimento do meu projecto de Investigação-acção, realizado durante o meu estágio pedagógico no ensino do Inglês e do Alemão. Após diversas observações de tunna e reflexões acerca de vários materiais e estratégias motivadoras, propus para foco deste projecto a seguinte questão: Poderá o uso de input visual na sala de aula motivar os alunos para a participação oral? No decorrer do ano lectivo 2009/2010, dediquei cinco aulas em cada disciplina à realização deste proj ecto, descrito no presente relatório. Utilizando input visual como elemento motivador, procurei despertar o interesse, o gosto pela aprendizagem, a auto¬ estima e a vontade de participar oralmente nas actividades da sala de aula dos alunos em estudo. Embora condicionada pela escassez de tempo e pelo contexto específico em que se realizou, esta Investigação-acção obteve resultados visivelmente positivos, tendo contribuído não só para a motivação destes alunos para a participação oral, mas também para a minha própria motivação e crescimento como professora.
Subject: Língua estrangeira - Ensino
Língua inglesa - Ensino
Língua alemã - Ensino
Comunicação oral
Motivação
URI: http://hdl.handle.net/10216/54901
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205592
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemesttaniabernardo000122796.pdf4.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.