Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54893
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dc.creatorAssunção, Susanapt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T04:20:15Z-
dc.date.available2012-01-21T04:20:15Z-
dc.date.issued2010pt_PT
dc.identifier.other000205770pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/54893-
dc.description.abstractA Educação actual tem sido alvo de várias controvérsias. Esta demonstra-se, muitas vezes, insuficiente quando se trata de formar cidadãos mais críticos, mais criativos e tolerantes. E ao seguir um modelo de Educação que se revela autoritário e de alguma forma alienado, em nada contribuirá para uma mudança, tão urgente, como a de levar os alunos a pensar livre e autonomamente, tomando-se cidadãos mais conscientes. O pensar faz parte da natureza do Homem, porém, este necessita de ser cultivado, caso contrario deixará, tal como se de um músculo se tratasse, de funcionar. Através do exercício do pensar e da lógica torna-se igualmente possível reflectir acerca da vida e do Mundo. Os valores merecem equitativamente um lugar de destaque, na medida em que tendem a desvanecer-se dentro da sociedade actual. São estes os principais aspectos que nos permitem propor um modelo de Educação com o principal objectivo de levar os alunos e a própria sociedade a perceberem qual o caminho que os levará a serem pessoas mais justas, mais responsáveis e mais conscientes do que é viver em democracia. O objectivo deste relatório de investigação-acção é o de propor uma nova forma de Educação, baseada na metodologia desenvolvida pelo filósofo Matthew Lipman, apresentando a Filosofia com Crianças e Jovens como uma possibilidade de integração na área de Formação Cívica. Seguindo a metodologia do mentor de Philosophy for Children e de acordo com o Currículo Nacional de Filosofia com crianças e jovens realizaram-se um conjunto de sessões com alunos do 9°ano da Escola S3 Daniel Faria em Baltar. Através destas sessões foi não só possível compreender a importância dos principais conceitos defendidos por Lipman, tais como: diálogo, razão, razoabilidade, comunidade de investigação, autonomia, pensamento crítico, criativo, do cuidar e cidadania. (...)pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205770pt_PT
dc.subjectEducação - Filosofiapt_PT
dc.subjectEducação cívicapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectFilosofia para crianças e jovenspt_PT
dc.titleFilosofia com crianças e jovens : ma proposta de educação do pensar como um lugar-comumpt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

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