Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/54855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Cláudia Maria Fidalgo dapt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T05:58:27Z-
dc.date.available2012-01-21T05:58:27Z-
dc.date.issued2010pt_PT
dc.identifier.other000205530pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/54855-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio procura apresentar uma reflexão em torno da problemática dos valores em terreno educativo, reflexão na qual as três vertentes características da Prática de Ensino Supervisionada - científica, didáctico-pedagógica e institucional - serão contempladas. Pelo facto de considerar que quando falamos em educação falamos necessariamente também em valores, procurarei apresentar as principais dificuldades que poderão resultar desta perspectiva, todas elas eminentemente relacionadas com uma certa pseudo-neutralidade axiológica que pretenderei refutar, muito embora não defender qualquer endoutrinação dos discentes, eliminando, desta forma, a sua liberdade e autonomia. Para além de apresentar uma reflexão sobre os principais modelos de educação para os valores - educação para a fonnação do carácter; clarificação de valores e educação para a justiça - e sobre as eventuais críticas a que todos poderão ser sujeitos, apresentarei também uma análise da problemática relativa aos valores em dois documentos legais portugueses, nomeadamente na Lei de Bases do Sistema Educativo e na Constituição da República Portuguesa. A nível didáctico-pedagógico, e defendendo que o docente, ainda que de fonna não exclusiva, poderá ser considerado educador moral, apresentarei alguns exemplos de estratégias didácticas que poderão ser utilizadas no interior da própria sala de aula, tendo em vista uma educação para os valores. Tais estratégias foram, na sua maioria, utilizadas por mim, aquando da realização do Estágio Pedagógico, na Escola Secundária Aurélia de Sousa, na cidade do Porto. (...)pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000205530pt_PT
dc.subjectEducação - Filosofiapt_PT
dc.subjectEducação cívicapt_PT
dc.subjectEducação moralpt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.titleValores e valoração : posições éticas num itinerário educativopt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesemestclaudiasilva000122944.pdf3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.