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dc.creatorCunha, Paulo Ferreira da
dc.date.accessioned2019-02-03T20:29:02Z-
dc.date.available2019-02-03T20:29:02Z-
dc.date.issued2010
dc.identifier.othersigarra:39948
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/20477-
dc.descriptionHá um generalizado desconhecimento sobre o que faz e o que deve fazer um docente einvestigador universitário. Criam-se assim perigosos mitos sobre como os docentes deveriam seravaliados, sem atenção à especificidade do seu labor, e com a criação de profundas injustiças. Teme-seque tais sistemas, a serem postos em prática, desincentivem os professores, consumam infinito tempoburocratizado que deveria ser usado em ensino e investigação, inquinem o ambiente criando inimizadesletais, e acabem em longos processos judiciais. No presente artigo procura-se dignosticar os mitos decritérios subjectivos e arbitrários de avaliação, propondo uma avaliação decerto imperfeita, masobjectiva, que permita a cada docente o desenvolvimento da sua carreira e resulte em cooperação e nãoguerra de todos contra todos.
dc.description.abstractThere is a widespread ignorance about what does and what should do an university professor,lecturer or researcher. This is creating dangerous myths about how teachers should be evaluated,because we are paying no attention to the nature of their labor, many processes resulting on the creationof deep injustice. It is feared that such systems, if implemented, result in infinite time-consumingbureaucratic tasks. Precious time that should be used in teaching and research. That may also pollutethe university environment by creating lethal enemies among teaching people, ending up in lengthylegal proceedings. This article seeks to make a diagnosis of myths of arbitrary and subjective criteriafor evaluation, proposing the general basis of a system, certainly imperfect, but objective, allowingeach teacher to develop his / her career, and result in cooperation, not war of all against all.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEducação, Ciências da educação
dc.subjectEducation, Educational sciences
dc.titlePensada lei, pensada malícia: a propósito das avaliações «de desempenho» aos docentes
dc.typeRelatório Técnico
dc.contributor.uportoFaculdade de Direito
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
Appears in Collections:FDUP - Relatório Técnico

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