Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/20377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCristófano, Sirlene de Lima Corrêapt_PT
dc.creatorCarneiro, Maria do Nascimento Oliveirapt_PT
dc.date.accessioned2014-01-30T01:21:27Z-
dc.date.available2014-01-30T01:21:27Z-
dc.date.issued2009pt_PT
dc.identifier.other000196574pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/20377-
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende abordar algumas questões que se prendem com a literatura infantil, no que ela tem de atraente e sugestivo, mas também mostrar que ela é susceptível de promover a inclusão social. Defacto, este tipo de literatura desperta a possibilida de no jovem leitor de fantasiar, actividade que lhe poderá permitir melhorar as suas potencialidades de inclusão social e afectiva, dada adiversidade de arquétipos e de símbolos que compõem este tipo de narrativa. Ela abre espaços par ao desenvolvimento e para a reflexão e dá “voz” às crianças socialmente excluídas. Este trabalho propõe - se investigar o modo como a literatura infanto-juvenil interfere no desenvolvimento do pensamento e da linguagem de seus leitores, particularmente a partir da interacção destes, com a obra de Lygia Bojunga Nunes. Nesta autora existe uma preocupação evidente com o crescimento e amadurecimento da criança já que questiona os modelos impostos, valoriza o indivíduo com as suas diferenças, possibilita o reconhecimento de si próprio, permite que estes e observa tal qual é, ou seja permite-lhe constituir-se para além das aparências. Estes aspectos tornam proveitosa a leitura destas obras literárias pois permitem ao jovem leitor descobrir-se e, ao mesmo tempo, descobrir o outro. A facilidade de Lygia Bojunga em dialogar directamente com o imaginário infantil torna-se evidente. Além do mais, ela respeita a perspectiva do leitor, estimula interessese, deste modo, a leitura age como trampolim para o autoconhecimento, de modo impulsionadora para um amadurecimento intelectual, ajudando ao desenvolvimento e à evolução psíquica da criança.pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196574pt_PT
dc.subjectLiteratura brasileirapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleO itinerário simbólico em a Bolsa Amarela de Lygia Bojunga : Fantasiar para incluirpt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestsirlenecristofanoitinerario000085490.pdf693.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.