Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/20377
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cristófano, Sirlene de Lima Corrêa | pt_PT |
dc.creator | Carneiro, Maria do Nascimento Oliveira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2014-01-30T01:21:27Z | - |
dc.date.available | 2014-01-30T01:21:27Z | - |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.identifier.other | 000196574 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/20377 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende abordar algumas questões que se prendem com a literatura infantil, no que ela tem de atraente e sugestivo, mas também mostrar que ela é susceptível de promover a inclusão social. Defacto, este tipo de literatura desperta a possibilida de no jovem leitor de fantasiar, actividade que lhe poderá permitir melhorar as suas potencialidades de inclusão social e afectiva, dada adiversidade de arquétipos e de símbolos que compõem este tipo de narrativa. Ela abre espaços par ao desenvolvimento e para a reflexão e dá “voz” às crianças socialmente excluídas. Este trabalho propõe - se investigar o modo como a literatura infanto-juvenil interfere no desenvolvimento do pensamento e da linguagem de seus leitores, particularmente a partir da interacção destes, com a obra de Lygia Bojunga Nunes. Nesta autora existe uma preocupação evidente com o crescimento e amadurecimento da criança já que questiona os modelos impostos, valoriza o indivíduo com as suas diferenças, possibilita o reconhecimento de si próprio, permite que estes e observa tal qual é, ou seja permite-lhe constituir-se para além das aparências. Estes aspectos tornam proveitosa a leitura destas obras literárias pois permitem ao jovem leitor descobrir-se e, ao mesmo tempo, descobrir o outro. A facilidade de Lygia Bojunga em dialogar directamente com o imaginário infantil torna-se evidente. Além do mais, ela respeita a perspectiva do leitor, estimula interessese, deste modo, a leitura age como trampolim para o autoconhecimento, de modo impulsionadora para um amadurecimento intelectual, ajudando ao desenvolvimento e à evolução psíquica da criança. | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Porto : [Edição do Autor] | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.source.uri | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196574 | pt_PT |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | O itinerário simbólico em a Bolsa Amarela de Lygia Bojunga : Fantasiar para incluir | pt_PT |
dc.type | Dissertação | pt_PT |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mestsirlenecristofanoitinerario000085490.pdf | 693.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.