Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/20366
Author(s): Sousa, Maria João Natal Fernandes de
Maia, Belinda Mary Harper Sousa
Title: Análise contrastiva das formas em -ing e em -ndo : contributo para o ensino do inglês para fins específicos : um estudo de caso no domínio da engenharia de Telecomunicações
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2009
Abstract: A análise desenvolvida nesta tese tem como objectivo principal contribuir para o ensino do inglês como língua de especialidade. Subjacente a esta tese está uma abordagem eclética na medida em que abrange um conjunto de áreas: morfologia; sintaxe; semântica; ensino do inglês para fins específicos; análise de tipos de texto; análise de corpora. Mas, ao mesmo tempo, é incisiva, pois tem um objecto de estudo definido e delineado: a forma em -ing no artigo de investigação da área da Engenharia de Telecomunicações. Assim, tendo em conta os objectivos que estão na base deste trabalho, este é constituído por uma parte de pendor teórico, que se subdivide em secções, e consiste nos elementos teórico-descritivos relativos aos aspectos morfológicos, sintácticos, semânticos e pragmáticos inerentes a esta estrutura em inglês e em português, no sentido de identificar as analogias e as especificidades destes dois sistemas. Para além disso, é feita uma reflexão sobre as noções de ‘registo’, ‘genre’ e ‘estilo’ que é essencial no estudo da forma em -ing em contexto, uma vez que, apesar deste trabalho partir da palavra e da palavra na frase enquanto unidade básica da estrutura linguística, imbuida de um sentido completo, a análise empírica tem como pano de fundo o texto de especialidade, o qual se contextualiza numa comunidade linguística com uma determinada intenção comunicativa que o origina. O estudo empírico, com base nos argumentos teóricos e na pesquisa de corpora, confirma intuições formuladas ao longo da conceptualização teórica. Centra-se na frequência de padrões que são característicos neste genre e os resultados são comparados com outras análises do discurso escrito, permitindo a sistematização das principais estruturas que co-ocorrem com as formas em -ing seleccionadas, bem como identificar as áreas de transferência (...)
Subject: Língua inglesa - Ensino
Linguística
URI: http://hdl.handle.net/10216/20366
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196823
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

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