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https://hdl.handle.net/10216/20295
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Andrade, Eugénio Jorge | pt_PT |
dc.creator | Araújo, Luís de | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-01-21T04:10:52Z | - |
dc.date.available | 2012-01-21T04:10:52Z | - |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.identifier.other | 000196710 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/20295 | - |
dc.description.abstract | Quisemos lançar as bases para a descoberta e compreensão do pensamento de Eduardo de Soveral enquanto filósofo, pedagogo e fenomenólogo, revelador de um mundo educacional, numa articulação entre as ciências humanas e a filosofia. Enquanto hipótese teórica, esta pretensão foi sempre o fio condutor do trabalho em si, e em termos práticos, revelou-se uma via viável a partir da qual a teia educacional se foi tornando progressivamente mais acessível. Por tudo quanto foi escrito e explorado ao longo destas páginas que antecedem esta nossa ousadia, arriscámo-nos a dizer o seguinte: Quer se considere a obra de Eduardo de Soveral na sua totalidade como uma filosofia da hermenêutica ou uma hermeneutica da filosofia, a verdade é que ela se encontra no encruzamento de diversos campos de saberes, quer seja a fenomenolgia, a ética¬axiológica, a filosofia da cultura, a filosofia da educação, a filosofia política, entre outras;, longe de serem indigentes para quem deles ousar provar, revelam-se de uma beleza e singeleza tais, pois transportam consigo o sabor da racionalidade e a inteligibilidade da conceptualização. Ao mesmo tempo são igualmente um convite para a redescoberta do sentido da realidade envolvente, cuja riqueza é frequentemente esquecida a ponto de se tornar banal, quando na verdade, ela é, e há-de ser sempre, o ponto de partida inalienável para as pretensões gnósicas que nos movem. As reflexões aqui produzidas não esgotam a pluralidade de temas trabalhadas pelo Autor, mas representam uma síntese mais ou menos bem organizada e elaborada daquilo a que me propus, fundamentando-me essencialmente nas suas reflexões filosóficas sobre a Filosofia da Educação para a concretização deste meu empreendimento, não descurando porém outras áreas da sua profícua actividade intelectual e que merece a nosso ver, para os mais cépticos, outra importância(...) | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Porto : [Edição do Autor] | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.source.uri | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196710 | pt_PT |
dc.subject | Direitos humanos | pt_PT |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.title | A Filosofia da Educação no pensamento de Eduardo Silvério Abranches de Soveral | pt_PT |
dc.type | Dissertação | pt_PT |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
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