Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/20114
Author(s): Carvalhosa, André Filipe Neves
Figueiredo, Olívia Maria
Title: A publicidade em aulas de PLE : proposta de um modelo operativo
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2009
Abstract: O espaço de aula de Português, Língua Estrangeira (PLE), é um espaço que privilegia o ensino de um conjunto de competências quer gerais quere comunicativas da língua estrangeira (LE) que visa dotar o grupo aprendente da apropriação de estratégias que lhe possibilitem exercer a sua função social, enquanto actores que interagem e realizam tarefas sociais no meio sociocultural da língua-alvo que os rodeia. Tratando-se o espaço de ensino e aprendizagem de PLE de um verdadeiro palco heterogéneo, quanto à diversidade de indivíduos e de culturas presentes em aula, cabe ao professor de PLE adoptar um conjunto de estratégias pedagógico-didácticas que favoreçam o desenvolvimento de uma educação integral do aluno de PLE. Neste processo pedagógico-didáctico, esta dissertação destaca o estudo, em aulas de PLE, do texto publicitário. O objectivo da realização deste trabalho consiste, portanto, em demonstrar a exiquibilidade da escolha de um material didáctico como o texto publicitário, enquanto elemento de estudo que potencia a transmissão de um conjunto de competências comunicativas da LE que permite ao grupo aprendente comunicar em LE. A primeira parte deste estudo promove o enquadramento teórico que destaca o texto publicitário enquanto modelo de uso da LE, revelando-se um verdadeiro jogo de significantes e de significados, potencia uma leitura crítica e geradora de sentidos do aluno de PLE. Deste modo, assegura-se o ensino de um conjunto de competências comunicativas e culturais de LE. A segunda parte deste estudo assenta na proposta de um modelo operacional que viabilize o ensino de uma verdadeira competÊncia comunicativa cultural em PLE, através da proposta de um conjunto de actividades que promova a apropriação de destrezas de natureza comunicativa assentes em domínios como a compreensãoe produção quer oral quer escrita. (...)
Subject: Competência comunicativa
Português língua estrangeira - Ensino
Texto publicitário
URI: http://hdl.handle.net/10216/20114
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196235
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestandrecarvalhosapublicidade000084352.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.