Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/18121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTomé, Simone Auf der Maurpt_PT
dc.date.accessioned2011-01-13T16:43:49Z-
dc.date.available2011-01-13T16:43:49Z-
dc.date.issued2007pt_PT
dc.identifier.other000181678pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/18121-
dc.description.abstractA leitura de textos diversificados enquanto género e categoria afigura-se fundamental no processo de aprendizagem duma língua estrangeira. É por via da leitura que o aluno adquire, para além da competência linguística e textual, acompetência cultural necessária para identificar e entender significados implícitos nos mais diversos enunciados discursivos. Tentou-se, por isso, neste trabalho, dar resposta a uma questão central na análise da compreensibilidade de textos (neste caso artigos de jornal): Quais os aspectos que contribuem decisivamente para a compreensibibilidade/legibilidade de um determinado texto? Após apresentar o ponto de situação do estado da arte no âmbito da investigação nesta área de conhecimento, é proposto um modelo de análise textual que, por um lado, deve permitir ao leitor/aluno identificar os aspectos relevantes para a legibilidade dum texto e, por outro, contribuir para a avaliação adequada e rigorosa por parte do professor do grau de dificuldade dum texto a apresentar a um grupo tão específico como o aprendente duma língua estrangeira. A aplicação prática do modelo apresentado compreende a 2ª parte deste trabalho onde as hipóteses daí decorrentes são confrontadas com as respostas a um inquérito, elaborado para este efeito, a 40 alunos (alunos de Alemão II da FLUP) que, por sua vez, permitirá tirar algumas conclusões relativamente aos aspectos relevantes na metodologia do ensino da leitura desta categoria textual.pt_PT
dc.languagedeupt_PT
dc.publisherPorto : [Edição de Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000181678pt_PT
dc.subjectCompetência textualpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLegibilidadept_PT
dc.subjectLíngua alemãpt_PT
dc.titleTextverstehen-Textverständlichkeit : Erstellung und praktische Anwendung eines Instrumentariums zur Beurteilung des Schwierigkeitsgrades eines Sachtextes für eine bestimmte Zielgrippe (am Beispiel der Textsorte ,,Zeitungsnachrichtentext'')pt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLM12301P000079409.pdf9.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.