Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/155553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiguel Romão Simão
dc.date.accessioned2024-01-29T01:09:43Z-
dc.date.available2024-01-29T01:09:43Z-
dc.date.issued2023-10-24
dc.date.submitted2023-12-06
dc.identifier.othersigarra:651127
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/155553-
dc.descriptionO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular designada por Estágio Profissional, constituinte do 2º Ciclo de Estudos, e visa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Das expectativas iniciais às expectativas futuras, no documento em causa está descrita toda a experiência vivida no Estágio Profissional, processo que decorreu no ano letivo de 2022/23, numa escola Básica pertencente à freguesia de Paranhos, no Porto. Este processo formativo é a base de um desenvolvimento profissional no qual o Estudante Estagiário desempenha o cargo de professor, exercendo a quase totalidade das suas funções. Imergido num contexto real, é permitido ao formando o acesso ao complexo sistema de ensino-aprendizagem e colocados desafios para testar e desenvolver a sua aptidão para a exerção de um importante papel na formação de futuros cidadãos. Da teoria do 1º ano do Ciclo de Estudos à prática do 2º ano de Mestrado, o futuro docente deve transitar os seus conhecimentos do papel para o terreno com o objetivo de desenvolver o seu lado profissional e proporcionar o melhor ensino que conseguir aos seus alunos. Considerando que a aventura decorreu numa escola com estatuto de referência para o ensino bilingue de alunos surdos, nas páginas que constituem este pequeno livro estão descritos os desafios e as estratégias utilizadas com vista a um Ensino inclusivo. Palavras-
dc.description.abstractThis Internship Report was developed within the scope of the Professional Internship Curricular Unit, constituent of the 2nd Cycle of Studies leading to the conclusion of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education. From initial to future expectations, the document in question describes all the experience lived in the Professional Internship, a process that took place in the 2022/23 academic year, in an Elementary School belonging to the county of Paranhos, in Porto. This training process is the basis of a professional development in which the pre-service teacher performs the teacher's role, exercising almost all his functions. Immersed in a real context, the pre-service teacher is allowed to access the complex teaching-learning system and challenges are posed to test and develop his fitness for playing an important role in the formation of future citizens. From the theory of the 1st year of the Cycle of Studies to the practice of the 2nd year of the Master's degree, the future teacher must transition his knowledge from the paper to the field in order to develop his professional side and provide the best teaching he can to his students. Considering that the adventure took place in a school with reference status for the bilingual teaching of deaf students, in the pages that constitute this small book are described the challenges and strategies used for an inclusive education.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleDa Teoria à Prática: O Desenvolvimento Profissional no Contexto Real Rumo a Uma Educação Física Mais Inclusiva e Justa
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid203482115
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
651127.pdfDa Teoria à Prática: O Desenvolvimento Profissional no Contexto Real Rumo a Uma Educação Física Mais Inclusiva e Justa1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.