Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/15112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeves, Isabel Maria Cardoso Amorim daspt_PT
dc.date.accessioned2012-01-21T03:34:11Z-
dc.date.available2012-01-21T03:34:11Z-
dc.date.issued2002pt_PT
dc.identifier.other000135644pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/15112-
dc.description.abstractTentar desvelar a intencionalidade própria do anthropos (ser agónico ou ser para a felicidade) é a tarefa que esta dissertação empreende, a partir da análise do pensamento de Karl Jaspers - a sua prioridade consistia no estudo da realidade humana, - no sentido de explorar a questão dos limites inscritos no humanismo existencialista. Explorando o tema tipicamente existencial da subjectividade irredutível do ser humano, Jaspers vai ao encontro da questão dos limites que pertencem ao actuar humano sobre o mundo, nomeadamente, no domínio da educação. Educar para as situações-limites é educar para o ser próprio do homem, é confrontá-lo consigo mesmo, com a sua própria verdade, é aceitar os desafios que a experiência e a vivência do limite suscitam, é descobrir a situacionalidade própria do homem: um ser que deve morrer, que sofre, que luta, que é culpável e, sobretudo que fracassa - esta é a educação autêntica. É precisamente a partir da tomada de consciência dos limites e, portanto da sua finitude, que o anthropos reconhece a necessidade de promover e de ser homo educandus, assente numa pedagogia que se quer existencial, isto é, numa pedagogia das situações-limite, no fundo, numa teleologia crítica, onde está implícita a aceitação, por parte do anthropos, do seu destino,c onstruído voluntariamente e em liberdade, aberto às múltiplas possibilidades que o futuro lhe oferece e, simultaneamente, o implicam e o transcendem.pt_PT
dc.languageporpt_PT
dc.publisherPorto : [Edição do Autor]pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.source.urihttp://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000135644pt_PT
dc.subjectAntropologiapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducação - Filosofiapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.titleO homo educandus, ser agónico ou ser para a felicidade : o contributo da educação para o desvelamento da intencionalidade própria do homem enquanto ser-em-situação-limitept_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:FLUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5321TM01P000076517.pdf10.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.