Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/15112
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Neves, Isabel Maria Cardoso Amorim das | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-01-21T03:34:11Z | - |
dc.date.available | 2012-01-21T03:34:11Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_PT |
dc.identifier.other | 000135644 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/15112 | - |
dc.description.abstract | Tentar desvelar a intencionalidade própria do anthropos (ser agónico ou ser para a felicidade) é a tarefa que esta dissertação empreende, a partir da análise do pensamento de Karl Jaspers - a sua prioridade consistia no estudo da realidade humana, - no sentido de explorar a questão dos limites inscritos no humanismo existencialista. Explorando o tema tipicamente existencial da subjectividade irredutível do ser humano, Jaspers vai ao encontro da questão dos limites que pertencem ao actuar humano sobre o mundo, nomeadamente, no domínio da educação. Educar para as situações-limites é educar para o ser próprio do homem, é confrontá-lo consigo mesmo, com a sua própria verdade, é aceitar os desafios que a experiência e a vivência do limite suscitam, é descobrir a situacionalidade própria do homem: um ser que deve morrer, que sofre, que luta, que é culpável e, sobretudo que fracassa - esta é a educação autêntica. É precisamente a partir da tomada de consciência dos limites e, portanto da sua finitude, que o anthropos reconhece a necessidade de promover e de ser homo educandus, assente numa pedagogia que se quer existencial, isto é, numa pedagogia das situações-limite, no fundo, numa teleologia crítica, onde está implícita a aceitação, por parte do anthropos, do seu destino,c onstruído voluntariamente e em liberdade, aberto às múltiplas possibilidades que o futuro lhe oferece e, simultaneamente, o implicam e o transcendem. | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Porto : [Edição do Autor] | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.source.uri | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000135644 | pt_PT |
dc.subject | Antropologia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.title | O homo educandus, ser agónico ou ser para a felicidade : o contributo da educação para o desvelamento da intencionalidade própria do homem enquanto ser-em-situação-limite | pt_PT |
dc.type | Dissertação | pt_PT |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
5321TM01P000076517.pdf | 10.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.