Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/144297
Author(s): Maria João Silva Antunes
Title: Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril: os movimentos estudantis do Porto (1968-1974)
Issue Date: 2022-10-03
Description: As ações de contestação e oposição à ditadura portuguesa, dos estudantes do ensino superior e ensino secundário do Porto, são comummente desconhecidas. No quadro dos contributos, por diferentes disciplinas, para o estudo sobre os movimentos estudantis de oposição ao regime, têm sido mais estudados acontecimentos situados em Lisboa e Coimbra, designadamente as crises académicas de 1962 e de 1969. A presente tese pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento histórico das lutas estudantis, enquanto elemento constitutivo do campo das ciências da educação e da história da educação; aprofundar o conhecimento em torno de articulações entre a ação coletiva dos estudantes e o desenvolvimento de transformações nas organizações e políticas educativas, no período imediato ao 25 de Abril; conhecer e analisar processos de educação informal e não formal vivenciados no âmbito da participação estudantil e a sua articulação com o desenvolvimento da consciencialização social e política entre os estudantes. Para responder a estes objetivos optou-se por trabalhar com dois tipos de fontes essenciais: testemunhos orais de ativistas estudantis no período em análise e documentos escritos produzidos por estruturas estudantis existentes, à altura, adotando-se princípios metodológicos da História Oral. Foram realizadas 25 entrevistas com ativistas do ensino superior e secundário do Porto, gravadas em formato vídeo e áudio. As entrevistas foram transcritas e devolvidas aos entrevistados e, posteriormente, analisadas. Foram identificados mais de 1000 documentos em arquivos particulares. Destes, procedeu-se à digitalização de 1033 e à introdução em base de dados de 714. Esta base de dados, original sobre o tema, é um dos resultados da pesquisa. A presente investigação insere-se numa linha de valorização do testemunho oral para a construção e desenvolvimento do conhecimento histórico e científico e sofre influências de outras investigações e projetos desenvolvidos no Porto, que adotaram a metodologia da história oral e histórias de vida, e que procuram contribuir para a preservação de uma memória social e coletiva de processos de mobilização social na cidade.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101605498
URI: https://hdl.handle.net/10216/144297
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
584504.pdfLutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril: os movimentos estudantis do Porto (1968-1974)10.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.