Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/14322
Author(s): Azevedo, Cecília de Fátima da Silva Assunção e Costa
Title: O professor como investigador : Uma experiência de investigação na Química Ambiental do Solo e sua transferibilidade para o ensino secundário
Publisher: Universidade do Porto. Reitoria
Issue Date: 2004
Abstract: Foram objectivos deste estudo desenvolver profissionalmente a autora com arealização de um trabalho num laboratório de investigação, bem como contribuir parapromover a colaboração entre professores do Ensino Universitário e professores do 3ºCiclo Básico e do Ensino Secundário.Com este estudo pretendeu-se, também, desenvolver uma estratégia de ensino naleccionação das temáticas Soluções e Operações Unitárias que abordasse aproblemática da Química Ambiental do Solo, de modo a contribuir para o desenvolvimentonos alunos de atitudes de protecção do ambiente, evidenciando a importância de contextosdo quotidiano na motivação dos alunos, bem como evidenciar a importância do trabalhoexperimental que permitisse aos alunos desenvolverem competências de natureza diversa.O estudo desenvolveu-se em duas partes. A primeira parte que consistiu num estágioda autora num laboratório de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade doPorto onde se estudou a interacção do pesticida, pentaclorofenol, com uma fracção damatéria orgânica dos solos, os ácidos fúlvicos. A segunda parte consistiu na transferênciadeste trabalho de investigação para uma situação educacional.Utilizou-se neste estudo uma metodologia de investigação-acção envolvendo alunospertencentes a uma turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária da Trofa.Os resultados sugerem que os alunos, porque estiveram envolvidos num conjunto deactividades experimentais, consolidaram os seus conhecimentos acerca dos conteúdosenvolvidos. Os resultados sugerem, ainda, que os professores através da integração emequipas de investigação podem desenvolver competências que lhes permitam proporactividades escolares capazes de contribuir para o desenvolvimento dessas competênciasnos alunos.
Description: Dissertação de Mestrado em Química para o Ensino, área de especialização em Química Ambiental, apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
URI: http://hdl.handle.net/10216/14322
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5268_TM_01_C.pdfVolume 01 Cores68.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5268_TM_01_P.pdfVolume 01 Preto & Branco16.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.