Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/135844
Author(s): Sandra Catarina Leão Nogueira
Title: Triplo P de Grupo: avaliação dos efeitos a curto e longo prazo de um programa de parentalidade positiva nos pais e nas crianças
Issue Date: 2021-07-29
Description: O Triplo P de Grupo (GTP) é um programa de parentalidade positiva integrado no sistema Triplo P, um sistema multinível de intervenção na parentalidade. O GTP tem como objetivo prevenir e tratar problemas emocionais e comportamentais em crianças de 3 a 12 anos de idade. O GTP tem sido usado internacionalmente com resultados positivos, embora não existam dados disponíveis acerca da sua eficácia em Portugal. Este projeto de investigação, consubstanciado em três estudos, teve como objetivo principal estudar os efeitos do GTP, a curto e longo-prazo, em pais e crianças. O Estudo 1 teve como objetivo avaliar os efeitos do GTP através de uma revisão sistemática e meta-análise de estudos de avaliação da eficácia e efetividade deste programa parental. O Estudo 2 avaliou quantitativamente os efeitos do GTP, através da implementação de um estudo clínico randomizado com 134 mães em situação de desvantagem socioeconómica. Foram comparadas duas condições de intervenção (GTP = 67 vs. intervenção usual= 67), em quatro momentos temporais (pré e pós-intervenção, seis e doze meses de follow-ups). O Estudo 3 foi realizado com uma subamostra do Estudo 2 e visou avaliar de forma qualitativa os efeitos do GTP, através de uma entrevista de grupo focal e análise temática. Os resultados dos Estudos 2 e 3 reforçam a evidência encontrada no Estudo 1 sobre a eficácia do GTP e apoiam a implementação do programa com famílias portuguesas em risco de exclusão social. Os resultados do Estudo 3 contribuíram ainda para uma melhor compreensão do processo de mudança parental e da sua manutenção. De uma forma geral, os resultados deste projeto de investigação sublinham a importância de as políticas de suporte parental promoverem a implementação, nos serviços sociais, de programas parentais baseados em evidência, de forma a responder de forma adequada e eficaz às necessidades das famílias provenientes de contextos socioeconómicos adversos e a promover o desenvolvimento saudável das suas crianças.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 101551975
URI: https://hdl.handle.net/10216/135844
Document Type: Tese
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
489940.pdf
  Restricted Access
Triplo P de Grupo: avaliação dos efeitos a curto e longo prazo de um programa de parentalidade positiva nos pais e nas crianças6.03 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.