Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/133404
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dc.creatorRita Ribeiro dos Santos Tavares de Sousa
dc.date.accessioned2022-09-07T22:13:27Z-
dc.date.available2022-09-07T22:13:27Z-
dc.date.issued2021-02-26
dc.date.submitted2021-04-15
dc.identifier.othersigarra:457360
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/133404-
dc.descriptionA articulação entre o ensino e a investigação é hoje uma questão central para a qualidade da formação no ensino superior. Os estudos sobre o nexus ensino e investigação são um contributo, mas centram-se essencialmente nas universidades tradicionais, tendendo a ignorar outras áreas de saber e a não considerar especificidades contextuais, sejam elas institucionais ou nacionais. A investigação desenvolvida teve como objetivo geral identificar o sentido que formadores e estudantes atribuem à relação entre o ensino e a investigação enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem na formação inicial de professores (FIP), considerando especificidades do próprio campo profissional, dos sistemas educativos e dos contextos nacionais. Neste sentido, esta investigação foi desenvolvida na forma de estudo multicasos, analisando os casos de Portugal e Inglaterra. As opções metodológicas seguiram um conjunto de etapas influenciadas por orientações de cariz misto. Na sua dimensão qualitativa, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas e a grupos de discussão focalizada (com estudantes e formadores) e à análise de conteúdo. Na sua dimensão quantitativa, foram realizados inquéritos por questionário aplicados a formadores de professores a nível nacional. O conhecimento produzido nesta investigação possibilitou a produção de vários artigos científicos que integram o corpo desta tese. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que o valor atribuído à investigação é variável entre os países e as instituições em estudo. Conclui-se que no caso da formação inicial de professores as dificuldades relacionam-se com questões estruturais e organizativas associadas à história da formação e aos seus modelos, por um lado, e com o ensino superior, suas culturas e práticas mais comuns, por outro. Em ambos os casos, o(s) sentido(s) atribuído(s) à relação entre o ensino e a investigação enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem na FIP enfocam em inquietações relativamente à visão tecnicista do ser professor e à presença tardia da investigação nos programas de FIP.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no ensino superior: um estudo realizado em Portugal e Inglaterra
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101479093
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

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