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https://hdl.handle.net/10216/133404
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rita Ribeiro dos Santos Tavares de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T22:13:27Z | - |
dc.date.available | 2022-09-07T22:13:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | |
dc.date.submitted | 2021-04-15 | |
dc.identifier.other | sigarra:457360 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/133404 | - |
dc.description | A articulação entre o ensino e a investigação é hoje uma questão central para a qualidade da formação no ensino superior. Os estudos sobre o nexus ensino e investigação são um contributo, mas centram-se essencialmente nas universidades tradicionais, tendendo a ignorar outras áreas de saber e a não considerar especificidades contextuais, sejam elas institucionais ou nacionais. A investigação desenvolvida teve como objetivo geral identificar o sentido que formadores e estudantes atribuem à relação entre o ensino e a investigação enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem na formação inicial de professores (FIP), considerando especificidades do próprio campo profissional, dos sistemas educativos e dos contextos nacionais. Neste sentido, esta investigação foi desenvolvida na forma de estudo multicasos, analisando os casos de Portugal e Inglaterra. As opções metodológicas seguiram um conjunto de etapas influenciadas por orientações de cariz misto. Na sua dimensão qualitativa, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas e a grupos de discussão focalizada (com estudantes e formadores) e à análise de conteúdo. Na sua dimensão quantitativa, foram realizados inquéritos por questionário aplicados a formadores de professores a nível nacional. O conhecimento produzido nesta investigação possibilitou a produção de vários artigos científicos que integram o corpo desta tese. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que o valor atribuído à investigação é variável entre os países e as instituições em estudo. Conclui-se que no caso da formação inicial de professores as dificuldades relacionam-se com questões estruturais e organizativas associadas à história da formação e aos seus modelos, por um lado, e com o ensino superior, suas culturas e práticas mais comuns, por outro. Em ambos os casos, o(s) sentido(s) atribuído(s) à relação entre o ensino e a investigação enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem na FIP enfocam em inquietações relativamente à visão tecnicista do ser professor e à presença tardia da investigação nos programas de FIP. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no ensino superior: um estudo realizado em Portugal e Inglaterra | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 101479093 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Programa Doutoral em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 2 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Tese |
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457360.pdf | A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no ensino superior: um estudo realizado em Portugal e Inglaterra | 4.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
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