Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/132440
Author(s): Hugo Alves da Cruz
Title: Práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política: experiências de grupos teatrais em Portugal e no Brasil
Issue Date: 2021-02-02
Description: As práticas artísticas comunitárias têm vindo, nos últimos anos, à semelhança do sucedido noutros momentos históricos, a configurar-se como um campo que reúne um interesse crescente, traduzido numa produção diversa e intensa, prática e teórica. Esta ação é transversal a diferentes geografias e tem afirmado como sua característica a hibridez epistemológica e metodológica, integrando contributos de distintas confluências disciplinares. Também a construção destas práticas tem acontecido num duplo sentido: se, por um lado, a criação artística contemporânea tem aprofundado a sua dimensão participativa, por outro, a educação e a intervenção comunitária e social têm recorrido às linguagens artísticas como alternativa às abordagens tradicionais. Perante esta realidade, a presente investigação procura concretizar o cruzamento dos contributos da arte, nomeadamente do teatro, da educação e da participação cívica e política, num aprofundamento de diálogo, ainda incipiente, entre teoria e empiria. Os principais objetivos centram-se na identificação e discussão dos elementos definidores das práticas artísticas comunitárias, assim como das potencialidades e fragilidades que os seus processos criativos encerram e, finalmente, na indagação das dimensões que as conectam à participação cívica e política dos/as participantes. A partir dos paradigmas interpretativo e crítico, numa perspetiva de estudo de caso múltiplo, desenvolveram- se três estudos que recorreram a métodos mistos, opção invulgar neste campo, integrando notas de terreno, entrevistas, grupos focais e inquéritos por questionário. Esta investigação teve a participação de 332 pessoas, com enfoque em artistas não profissionais de 23 grupos teatrais de Portugal e do Brasil. As principais reflexões desta investigação apontam no sentido da identificação de elementos que permitem atualizar a definição de práticas artísticas comunitárias, bem como propor o conceito de qualidade de participação cultural e artística. São, ainda, sugeridas conceções de teatro associadas a estas práticas e um conjunto de efeitos percebidos que permitem estabelecer relações entre este tipo de criação e a participação cívica e política.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101568851
URI: https://hdl.handle.net/10216/132440
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

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