Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131982
Author(s): Sara de Sousa Brites Ramos
Title: O Castro de Alvarelhos. O Sítio Arqueológico, os caminhos e o Lugar dos Aidos
Issue Date: 2020-12-16
Abstract: Recognized as a national monument since the 16th June of 1910, the Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos is without doubt, a heritage worth of preservation. Having been occupied from the Bronze Age to the Middle Ages by the Romans and, the Suebi, it has been a witness of history, place of countless findings and strategic relevance. Accordingly due to its archaeological importance, as well as the interest that it can create within the architecture field we choose to examine its' patrimony as a case study. The following dissertation is divided into five chapters: Context - Patrimony and theory; Context - The Castros and The Castro; Identification and Interpretation - The Castro; The examples and Project - O Sítio Arqueológico, os caminhos e o Lugar dos Aidos. This structure enables us to organize the information related to our case study accordingly and offer an architectural solution to the present prevailing situation. Initially we go on a "journey" around the theory of patrimonial interventions, based on three key-words: memory, time and context. Subsequently, we begin our approach to the case study, addressing the castrejo context in the northwest of the peninsula, and follow with presentation of the Castro de Alvarelhos. In the consecutive chapter, we present the different phases of occupation of the settlement and propose some hypotheses. Afterwards, we explore other case studies, to understand and explore a greater number of realities and architectural solutions. Finally, we present our architectural proposal for the Castro de Alvarelhos, redirecting the focus to three fundamental points: o sítio arqueológico, os caminhos e o Lugar dos Aidos. After 110 years of national recognition as a monument, the visit and study resources are still scarce. Recognizing the knowledge that future generations can draw from our ancestors, we intend to serve as the "bridge of time", offering keys to the past to the future.
Description: Considerada, por decreto, desde 16 de Junho de 1910, como monumento nacional, a Estação Arqueológica do Castro de Alvarelhos é incontestavelmente uma herança a preservar. Com uma ocupação que remonta à Idade do Bronze, o assentamento terá acolhido vida durante a ocupação romana e sueva, prolongando-se até à Era Medieval. Lugar testemunha da história, dotado de relevância estratégica, este é o património que escolhemos tomar como caso de estudo, não só pela sua importância no panorama Arqueológico, mas também pelo interesse que pode despertar na disciplina da Arquitectura. A presente dissertação está dividida em cinco capítulos: Contextualização - Património e teoria; Contextualização - Os Castros e O Castro; Identificação e Interpretação - O Castro; Os exemplos e Projecto - O Sítio Arqueológico, os caminhos e o Lugar dos Aidos. A partir desta estrutura é possível organizar a informação relativa ao caso de estudo e, sobre o olhar da Arquitectura, oferecer soluções. Num primeiro momento, fazemos uma "viagem" às teorias de intervenção no património, com base em três palavras-chaves: memória, tempo e contexto. De seguida, começamos a nossa aproximação ao caso de estudo, abordando o contexto castrejo no noroeste peninsular, para depois introduzirmos o Castro de Alvarelhos. No capítulo consecutivo, expomos as diferentes fases de ocupação do assentamento e propomos algumas hipóteses. Na penúltima parte, exploramos alguns povoados, com o intuito de experimentar um maior número de realidades castrejas e soluções arquitectónicas. Por fim, apresentamos a nossa proposta de intervenção para a valorização do património do Castro de Alvarelhos, redirecionando o foco para três pontos fundamentais: o Sítio Arqueológico, os caminhos e o Lugar dos Aidos. Passados 110 anos do reconhecimento nacional do valor da ruína, são ainda insuficientes as formas de leitura, apoio e incremento do estudo das mesmas. Reconhecendo o conhecimento que as gerações futuras podem retirar dos nossos antepassados, fazemo-nos "ponte" entre os tempos e propomos chaves de leitura do passado para o futuro.
Subject: Artes
Arts
Scientific areas: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
TID identifier: 202632075
URI: https://hdl.handle.net/10216/131982
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

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