Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131690
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dc.creatorMariana Kota Sales de Oliveira
dc.date.accessioned2021-02-15T01:26:58Z-
dc.date.available2021-02-15T01:26:58Z-
dc.date.issued2020-12-18
dc.date.submitted2021-01-18
dc.identifier.othersigarra:437958
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/131690-
dc.descriptionO diálogo entre a Arquitetura e a Educação toma lugar para a reflexão desenvolvida no presente trabalho. Como ponto de partida, esta dissertação imaginou uma resposta possível a um concurso de arquitectura elaborado pelo Archstorming, em parceria com Estamos juntos e a ONG Somos del mundo que, através do lançamento daquela iniciativa, procura proporcionar melhores condições de estudos para as crianças de uma comunidade, da zona rural de Xai-Xai, em Moçambique. O desenvolvimento de um projeto de espaço de ensino que apresentasse estímulos positivos à aprendizagem e, ao mesmo tempo, pudesse incorporar aspetos ligados à ecologia, à preocupação com o meio ambiente e aos recursos da comunidade local foi o objetivo principal da presente dissertação. A proposta procurou, justamente, a reavaliação de possibilidades construtivas locais para as opções do projeto, no sentido da possibilidade de autoconstrução e autonomia de recursos. O projeto desenvolvido tentou combinar o sentido do lugar e o sentido da escola, entendida, neste trabalho como um equipamento público, mas também um lugar de referência para toda a comunidade.
dc.description.abstractThe dialogue between Architecture and Education takes place for the reflection developed in this work. As a starting point, this dissertation envisioned a possible responde to an architecture competition prepared by Archstorming in partnership with Estamos Juntos and the ONG Somos Del Mundo, which, by launching that initiative, seeks to provide better study conditions for children community, in the rural area of Xai-Xai, in Mozambique. The development of a teaching space project that presented positive stimuli for learning and, at the same time, could incorporate aspects related to ecology, concern for the environment and the resources of the local community was the mais objective of this dissertation. The proposal sought, precisely, to reevaluate local constructive possibilities for the project options, in the sense of the possibility of self-construction and autonomy of resources. The developed project tried to combine the sense of place and the sense of the school, understood, in this work as a public equipment, but also a place of reference for the whole community.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleDiálogo entre Arquitectura e Educação: exercício no âmbito do concurso "Flor da Manhã"
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202631761
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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