Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/131259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoão Paulo da Silva Dias
dc.date.accessioned2021-02-22T00:16:24Z-
dc.date.available2021-02-22T00:16:24Z-
dc.date.issued2020-11-20
dc.date.submitted2020-12-30
dc.identifier.othersigarra:434701
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/131259-
dc.descriptionO estágio profissional existe para integrar o aluno de forma progressiva e orientada, proporcionando situações reais da ação profissional, através da prática de ensino supervisiona. Esta decorreu em um agrupamento de escolas localizada no centro de Braga, com um núcleo de estágio representado por três estudantes estagiários, um professor cooperante da escola e um professor orientador da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O estudante estagiário, ficou responsável pelo processo de E/A de uma turma residente do 11º ano e uma turma partilhada do 6º ano. A edificação do relatório de estágio, teve como principais referências os acontecimentos e as experiências vividas do estudante estagiário durante um ano letivo, estruturando-se em 7 principais capítulos. O primeiro diz respeito à "Introdução", onde informa sucintamente o enquadramento de todo o relatório de estágio bem como a estrutura do mesmo; o segundo momento pertence à dimensão mais pessoal do estudante estagiário, onde menciona as razões que o levaram optar pelo desafio da docência; o terceiro ponto, alude ao "Enquadramento da Prática Profissional", mencionando as características do estágio profissional; a área 1 que diz respeito ao ponto quatro, "Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem", centra-se na conceção, planeamento e avaliação do processo de E/A; o quinto momento, remete para a área 2, "Participação na Escola e Relação com a Comunidade", nesta está representada a participação do estudante estagiário na escola e a sua relação com a comunidade, incluindo as funções desempenhadas pelo mesmo ao longo do ano letivo; o sexto ponto, transporta-nos para a área 3, designada de "Desenvolvimento Profissional", onde agrega uma revisão da literatura intitulada de "Motivação dos alunos nas aulas de EF no ensino secundário: Revisão da Literatura". O documento encerra com o domínio das "Conclusões e as Perspetivas Futuras" do estudante estagiário, contemplando um conjunto de ilações pedagógicas retiradas da experiência e interpretação do ano letivo como professor estagiário.
dc.description.abstractThe professional internship aims at preservice teachers' progressive and oriented integration, representing the real context of professional action, through supervised teaching practice. This occurred in a school grouping located in the center of Braga, with an internship core represented by three preservice teachers, one cooperative teacher from the school and a guiding professor from the Faculty of Sport of the University of Porto. The student trainee was responsible for the teaching and learning process of an 11th grade resident class and a shared 6th grade class. The drafting of the internship report had as main reference the happenings and experiences the trainee student lived for one school year, structuring itself in 7 main chapters. The first one revolves around the "Introduction", briefly informing about the framing of the whole internship report as well as its structure; the second moment involves a more personal dimension of the student trainee, mentioning the reasons that led him to choose the challenge of teaching; the third point refers to the "Framing of Professional Practice", mentioning the characteristics of the professional internship; area 1, which refers to point four, "Organization and Management of Teaching and Learning", focuses on the conception, planning and evaluation of the E/A process; the fifth moment refers to area 2, "Participating in the School and Relationship with the Community", in which the trainee student's participation in the school is represented as well as his relationship with the community, including the functions performed throughout the school year; the sixth point carries us onto area 3, named "Professional Development", where a literature revision of the "Motivation of students in PE classes in high school: Review of Literature", literature is added. The document is concluded in the domain of the "Conclusion and Future Perspectives" of the student trainee, contemplating a set of pedagogical lessons taken from the experience and interpretation of the school year as a teacher trainee.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleDa formação à concretização: A ascensão de uma nova identidade profissional
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid202641040
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
434701.pdfDa formação à concretização: A ascensão de uma nova identidade profissional3.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.