Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130775
Author(s): Rafael Coutinho Melo
Title: Moldando a identidade profissional de um professor estagiário: a concretização de um objetivo muito esperado
Issue Date: 2020-11-19
Abstract: The Professional Internship is part of the 2nd year of Physical Education MA taught at Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). It is an excellent opportunity to put in practice the knowledge gathered in the last five years of studies. It also allows students to experience context based teaching overseen by a senior teacher and a thesis supervisor. This enables the students to expand their knowledge about the role of the teacher and stimulate critical and reflexive practice. This document attempts to reflect in a reliable way every single stage of the Professional Internship. Represents the evolution from student intern all the way to Physical Education teacher. It is divided in five chapters, each one with different experiences, vision and characteristics. The first chapter is Introduction which comprises the purpose of the document. The second and third chapters cover a personal and institutional side of the Internship. It contains a description of the context where the professional practice took place and student's personal representation. The fourth chapter exposes the full journey up to Professional Internship completion and it contains the 3 major areas of teacher performance. From these three, a special highlight to the third one about the impact of Hybrid Model on student's game development. The fifth and final chapter depicts a final balance of the Internship year, all its transformations, ambitions and opportunities that appeared along the way.
Description: O Estágio Profissional está inserido no plano de estudo do 2º ano de Mestrado de Ensino da Educação Física no ensino Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, surge como uma excelente oportunidade para colocar em prática as competências pedagógicas desenvolvidas ao longo destes cinco anos de estudo. Permite também, colocar os estudantes estagiários no contexto real de ensino, através de uma prática supervisionada por uma professora cooperante e um professor orientador. Estes vão permitir alargar os conhecimentos reais das principais funções da profissão de professor e estimular os desempenhos crítico-refletivo. O presente documento, pretende espelhar de uma forma fidedigna todas as etapas ultrapassadas ao longo Estágio Profissional, todas as estratégias de planeamento, realização e avaliação que o estudante estagiário utilizou. Representa a evolução desde estudante estagiário até a professor de Educação Física. Encontra-se dividido em cinco capítulos e cada um deles tem experiências, visões e caraterísticas diferentes. O primeiro capítulo apresenta a Introdução e tem o objetivo de clarificar o propósito deste documento e o seu objetivo. O segundo e terceiro capítulos pretendem constatar um lado mais pessoal e institucional do estágio. Nestes campos constam uma caraterização mais pessoal do estagiário e o contexto onde se desenrolou a prática pedagógica. No quarto capítulo é exposto o caminho superado para a realização do Estágio Profissional. Este capítulo contém as três grandes áreas de desempenho do professor. Destaca-se na terceira área, o estudo sobre o impacto de um Modelo Híbrido no desenvolvimento de jogo dos alunos. O quinto capítulo apresenta um balanço final do ano de estágio e todas as transformações, ambições e oportunidades que surgiram ao longo deste caminho.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202643247
URI: https://hdl.handle.net/10216/130775
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433237.pdfMoldando a identidade profissional de um professor estagiário: a concretização de um objetivo muito esperado3.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.