Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/130605
Author(s): Santos, Paulo Jorge
Title: O ensino da investigação em cursos de formação inicial de professores
Issue Date: 2020
Abstract: There is general agreement today as to the role that the teaching of research in education should play in initial teacher training courses. Students should be encouraged to master research strategies and tools so they become critical consumers of studies in the field of education. More importantly, they should develop an investigative attitude to their own performance, first as teacher trainees and later as teachers, by questioning and transforming their practice, ideally in an effort to effect collective change. However, the way in which this goal can be achieved has been the subject of intense debate, with several proposals presented, some more ambitious than others, which reflect different theoretical positions and institutional frameworks. This paper describes the aims and the evolution of a subject called Educational Research, part of the study plan of the Masters in Teaching taught at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto since the 2008/2009 academic year. Despite some adjustments introduced over the years, in order to respond to the new challenges that I have had to face, the main principles that structure the subject have remained relatively unchanged. The first is based on the assumption that the researcher's craft is learned in the act of conceiving and implementing a research project, however modest its goals, which underpins my option for research-based learning. The second assumes that teachers are education professionals who must develop team-based pedagogical projects in their schools, that aim to ensure quality learning. Hence the need to promote the development of teamwork skills that underlie my choice for cooperative learning. The data resulting from the grades obtained, pedagogical surveys and the students' evaluations of the subject will be described. Finally, I will point out some changes that I intend to introduce in the near future, taking into account areas that were identified as less successful and that need to be reformulated.
Description: É hoje relativamente consensual defender que o ensino da investigação em educação deve integrar os cursos de formação inicial de professores. Os estudantes devem ser capacitados com o conhecimento e o domínio de estratégias e instrumentos de pesquisa que lhes possibilitem serem consumidores críticos de estudos na área da educação e, mais importante ainda, desenvolverem uma atitude e prática investigativas da sua própria ação, primeiro como estagiários e posteriormente como professores, no sentido de a questionar e transformar, idealmente num esforço de mudança coletiva. Todavia, a forma como este objetivo pode ser concretizado tem sido objeto de um intenso debate, com várias propostas apresentadas, umas mais ambiciosas do que outras, que refletem diferentes posicionamentos teóricos e enquadramentos institucionais. Nesta comunicação descrevem- -se os objetivos e a evolução do funcionamento da unidade curricular (UC) de Investigação Educacional, que integra o plano de estudos dos Mestrados em Ensino ministrados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde o ano letivo 2008/2009. Apesar de as alterações introduzidas ao longo dos anos na UC, de forma a responder aos desafios que me foram sendo colocados, os principais eixos que a estruturam mantiveram-se relativamente inalterados. O primeiro baseia-se no pressuposto de que o ofício de investigador se aprende no ato de conceber e concretizar um projeto de investigação, por modestos que sejam os seus objetivos, que sustenta a minha opção pela aprendizagem baseada na investigação. O segundo pressupõe que os professores são profissionais da educação que nas suas escolas devem desenvolver em equipa projetos pedagógicos que visam assegurar aprendizagens de qualidade. Daí a necessidade de promover o desenvolvimento de competências de trabalho de grupo que subjaz à minha escolha pela aprendizagem cooperativa. Serão apresentados dados resultantes das classificações obtidas, dos inquéritos pedagógicos e das avaliações dos alunos sobre o funcionamento da disciplina. Por fim, apontam-se algumas alterações que entendo introduzir num futuro próximo tendo em conta áreas que foram identificadas como menos conseguidas e que carecem de reformulação
Subject: Humanidades
Humanities
URI: https://hdl.handle.net/10216/130605
Source: V Encontro International de Formação na Docência : Livro de Atas: A investigação em educação no cruzamento de fronteiras
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

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