Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/13017
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Maria Guilhermina Guedes Maia da | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2012-01-21T04:18:17Z | - |
dc.date.available | 2012-01-21T04:18:17Z | - |
dc.date.issued | 1999 | pt_PT |
dc.identifier.other | 000101299 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10216/13017 | - |
dc.description.abstract | O nosso trabalho pretende defender que a noção de tolerância se situa na relação entre a identidade e a diferença. Partimos da ideia de que a exigência de identidade não pode implicar o aniquilamento do diferente, sendo, pelo contrário, a verdadeira identidade aquela que o promove, assumindo-o e respeitando-o como tal. Entendemos ter encontrado o fundamento da nossa tese na obra de Pierre-Jean Labanière "le Discours de L'Altérité", onde o autor substitui a alteridade da diferença por uma alteridade da relação ao recusar a abstracção redutora do universal relativamente ao particular através da noção de unidade plural. Ao defendermos a tolerância como paradigma antropológico, julgamos fundamental colocar a problemática dos Direitos do Homem no centro da reflexão, sobre um ensino de e para a tolerância. | pt_PT |
dc.language | por | pt_PT |
dc.publisher | Porto : [Edição do Autor] | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.source.uri | http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000101299 | pt_PT |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_PT |
dc.subject | Tolerância | pt_PT |
dc.subject | Diferença | pt_PT |
dc.subject | Alteridade | pt_PT |
dc.title | A tolerância como paradigma antropológico : contributo para a construção de uma filosofia da educação | pt_PT |
dc.type | Dissertação | pt_PT |
Appears in Collections: | FLUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2505TM01PGUILHERMINACOSTA000069235.pdf | 7.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.