Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/128401
Author(s): Pedro Miguel Faria Vilaça
Title: Perfis e práticas de integração do multimédia por professores de ciências: contributos para a construção de um espaço de afinidade
Issue Date: 2020-07-22
Abstract: The online platform "mCiências" is an affinity space that resulted from the project "Multimedia in science teaching: five years of research and teaching in Portugal". In this platform science teachers can share different educational experiences and multimedia resources, that fit in the context of social learning, where people with common interests can gather and form a participatory and collaborative community, which fits the concept of an affinity space. However, mCiências lacks and active and sustained community, this lack of involvement being one of the main reasons that lead to the decline of an online community. Measures were taken to make mCiências more dynamic, through a visual restructuring and the production of five videos that demonstrate the different aspects of the platform. To understand the teacher's profile who best relates to mCiências, six science teachers were interviewed using a qualitative research method. The results show that most of the teachers have a great focus on the integration of multimedia technologies in teaching, and how they operate these tools is quite diverse. Several teachers were also invited to participate in the platform, and a tutorial was developed about the publication process in mCiências. It should also be highlighted the concern about the credibility of online information, and therefore the contents need to be reviewed and validated. Some authors suggest some criteria for this process that evaluate the quality of the information, namely the precision, stability, objectivity, and validation of the shared resources.
Description: A plataforma online "mCiências" é um espaço de afinidade, resultado do projeto "Multimédia no ensino das Ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal". um espaço de afinidade sobre multimédia para professores de ciências. Esta plataforma possui uma rede social interna, onde os professores de ciências podem partilhar diferentes experiências educativas. Esta plataforma enquadra-se no contexto de aprendizagem social, onde pessoas com interesses em comum podem-se reunir e formar uma comunidade participativa e colaborativa, que se enquadra no conceito de um espaço de afinidade. No entanto, o mCiências carece de uma comunidade ativa e sustentada, sendo esta falta de envolvimento um dos principais motivos que leva à decadência de uma comunidade online. Foram tomadas medidas para tornar o mCiências mais dinâmico, através de uma reestruturação visual e da produção de cinco vídeos que demonstram os diferentes aspetos da plataforma. De modo a perceber o perfil de professores que melhor se relacionam com o mCiências, foram entrevistados seis professores na área das ciências através de um método de pesquisa qualitativa. Os resultados demonstram que os professores na sua maioria têm um grande foco na integração de tecnologias multimédia no ensino, e a forma como operacionalizam estas ferramentas são bastante diversificadas. Diversos professores foram ainda convidados a participarem na plataforma, sendo desenvolvido um tutorial sobre o processo de publicação do mCiências. Deve-se ainda salientar a preocupação que é a credibilidade da informação online, e por isso os conteúdos carecem de ser revistos e validados. Alguns autores sugerem alguns critérios para este processo que avaliam a qualidade da informação, nomeadamente a precisão, estabilidade, objetividade e validação dos recursos partilhados.
Subject: Outras ciências da engenharia e tecnologias
Other engineering and technologies
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology::Other engineering and technologies
TID identifier: 202598721
URI: https://hdl.handle.net/10216/128401
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
411838.pdfPerfis e práticas de integração do multimédia por professores de ciências: contributos para a construção de um espaço de afinidade3.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.