Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/128195
Author(s): Maria Helena Canhici
Title: O trabalho de fim do curso no currículo dos cursos de licenciatura dos ISCED de Cabinda e do Huambo: uma análise focada nas suas razões e nos seus efeitos
Issue Date: 2020-07-23
Description: Este trabalho de doutoramento, com o título "O Trabalho de Fim do Curso no currículo dos cursos de Licenciatura dos ISCED de Cabinda e do Huambo - Uma análise focada nas suas razões e nos seus efeitos", teve como objetivo produzir conhecimento sobre a adequação da opção curricular por um Trabalho Fim de Curso (TFC) no currículo dos cursos de formação inicial de professores, dos Institutos de Ciências de Educação (ISCED), em Angola. Para cumprir este objetivo, o estudo analisou razões que justificam esta opção no ISCED de Cabinda, e que se prendem com o desejo de ampliar a investigação, e estabeleceu relações entre o modo como o TFC é desenvolvido e as competências de investigação que caraterizam e que são exigidas aos supervisores. Do ponto de vista do referencial para apoiar a análise dos dados empíricos, o estudo apresentou características do ensino superior em Angola e sistematizou um quadro teórico sobre a formação inicial de professores. Os dados foram recolhidos no ISCED de Cabinda, mas também no ISCED do Huambo por este ser o único ISCED em Angola que, para a conclusão do curso de formação inicial de professores, recorre a um estágio curricular em vez do TFC. Nestes dois ISCED os professores foram inquiridos por questionário que focou: características do modelo de formação seguido; posições face à opção pelo TFC no currículo de formação de professores; competências e perfil necessários para a orientação do TFC ou do estágio; a investigação na formação inicial de professores nos ISCED; relação entre a universidade e a sociedade. No caso dos alunos, o questionário focou: motivação para o ingresso no curso; perfis de orientadores dos TFC; caraterísticas que os estudantes associam a um bom orientador; elaboração, escrita e defesa de TFC; a investigação na formação; socialização com a prática docente. As respostas dos 107 professores e dos 146 estudantes foram tratadas por uma estatística simples, com apoio do programa SPSS, e os discursos relativos às perguntas abertas foram analisadas pela técnica da análise do conteúdo. Relativamente aos modelos de formação, os resultados evidenciam alguma ambiguidade e uma aparente contradição pois, por um lado, há o reconhecimento de que potenciam nos futuros professores a capacidade de refletir sobre os problemas sociais e educacionais do país mas, por outro, que eles precisam de ser melhorados para responder aos desafios que se colocam neste século XXI e proporcionarem um reforço quer da componente teórica, quer da relação com a prática. Foi ainda considerado importante que a formação deve promover o desenvolvimento de competências pedagógicas e científicas necessárias ao exercício profissional e proporcionar condições para a investigação e sua divulgação. No que se refere a razões para a elaboração e defesa de um TFC, nos currículos dos cursos de Licenciatura de formação de professores, ficou patente a ideia de que ele não está a contribuir para uma formação sólida e integral dos estudantes futuros professores, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências de investigação, de escrita científica e de reflexão sobre o processo de formação vivido. Foi ainda constatado que as atividades de extensão são dificultadas por falta de tempo e por não serem muito valorizadas. No caso dos estudantes, os dados permitiram concluir que há uma procura da formação para aprofundamento dos conhecimentos, os supervisores são reconhecidos, nomeadamente pelas relações pessoais que estabelecem, a realização do TFC é atravessada por várias dificuldades, entre as quais a de acesso a recursos para isso necessários e que a socialização com a prática docente é frágil.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101541058
URI: https://hdl.handle.net/10216/128195
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

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