Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/127972
Author(s): Paulo Ricardo Sá Barbeitos
Title: Relatório de Estágio Profissional "Da Simulação para o Contexto Real"
Issue Date: 2019-11-12
Abstract: The elaboration of the current internship report comes under the Curricular Internship Unit, Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, inserted in the second year study plano f the Faculty of Sport of the University of Porto. The curricular internship took place in the academic year 2018/2019, being held at the Secondary School of Ermesinde, headquarters of the Ermesinde School Group, in order to obtain the Master Degree of the aforementioned Course. This whole process was monitored by faculty advisor, a cooperating professor at the Escola Secundária de Ermesinde and the full professor of the class who had the pleasure of teaching of my classes. Two distinct nuclei were inserted in this grouping, the first composed of two male elements, one of which was myself, the second nucleus, unlike the first, being composed of three elements, two female and one male element. This report aims, therefore, to describe na internship process, carried out in a School, which was mentioned earlier, in which some questions were raised during this last stage of our academic path. One of which, the discussion of the application of theoretical knowledge acquired in the first year of this journey, for the pratical contexto, and hence the title of this repor is "From simulation to the Real context". The Philosophy and the search for what it means to be a teacher, and what a teacher i intend to be, interconnected with a personal construction. Highlighting one of the key issues, emerging as the object of study and invetigation, the Perception of Parents in charge of Physical Education. The interest and the idea of study in relation to this theme comes naturally, due to a specific episode experienced throughtout our process, in which we had the first period without teaching any class, due to the requalifications underway in the School´s facilities, and not there has been any contestation or manifestation of them regarding our discipline. This entire journey was very enriching, in the sense of nurturing what it really means to be a teacher, to live inside and feel all the influence that we can have from those who learn, focusing and involving us in the whole process and not only in the result. I conclude this report, with a short texto regarding my final remarques and some perspectives for my near future.
Description: A elaboração do vigente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade do Estágio Curricular, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básicos e Secundários, inserida no plano de estudos, do segundo ano, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O estágio curricular decorreu no ano letivo de 2018/2019, sendo este realizado na Escola Secundária de Ermesinde, sede do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, com a finalidade a obtenção de Grau de Mestre do Curso acima mencionado. Todo este processo teve acompanhamento por uma professora orientadora da faculdade, um professor cooperante na Escola Secundária de Ermesinde e o professor titular da turma que tive o prazer de lecionar as minhas aulas. Estiveram inseridos dois núcleos distintos neste agrupamento, o primeiro composto por dois elementos do sexo masculino, um dos quais era eu próprio, sendo que o segundo núcleo, ao contrário do primeiro, era composto por três elementos, dois do sexo feminino e um do sexo masculino. Este relatório visa, assim, a descrição de um processo de estágio, realizado numa escola, encontrando-se esta mencionada anteriormente, nas quais se levantaram algumas questões ao longo desta última etapa do nosso percurso académico. Uma das quais, a discussão da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no primeiro ano deste percurso, para o contexto prático, e dai o título do presente relatório ser "Da simulação para o contexto Real". A filosofia e a procura do que é ser professor, e que professor é que pretendo ser, que se interliga com uma construção pessoal. Destacando-se uma das questões fulcrais, surgindo como objeto de estudo e investigação, a Perceção dos Encarregados de Educação face à disciplina de Educação Física. O interesse e a ideia de estudo face a este tema surge com naturalidade, devido a um episódio específico vivido ao longo do nosso processo, em que tivemos o primeiro período sem lecionar qualquer aula, devido as requalificações em curso nas instalações da Escola, e não ter existido qualquer contestação ou manifestação dos mesmos face a nossa disciplina. Todo este percurso percorrido foi bastante enriquecedor, no sentido de nutrirmos o que realmente é ser professor, viver por dentro e sentir toda a influência que podemos ter daqueles que aprendem, centrando e envolvendo-nos em todo o processo e não só no resultado. Dou por término, com um pequeno texto relativamente as minhas considerações finais e algumas perspetivas para o meu futuro próximo.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/127972
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
409988.pdfRelatório de Estágio Profisional " Da Simulação para o Contexto Real"719.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.