Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/126215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJosé Nuno Gonçalves Xavier
dc.date.accessioned2020-03-02T00:12:02Z-
dc.date.available2020-03-02T00:12:02Z-
dc.date.issued2019-12-16
dc.date.submitted2020-02-21
dc.identifier.othersigarra:385967
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/126215-
dc.descriptionO Estágio Profissional surge como o culminar de todo um processo de formação, sendo a última etapa de aquisição de conhecimentos no percurso académico. O presente Relatório de Estágio retrata as dificuldades, aprendizagens, erros e sucessos de um estudante-estagiário (o autor) no decurso do seu estágio. O estágio decorreu no ano letivo de 2017/2018 numa escola sediada em Vila Nova de Gaia, sob a supervisão de um Professor Cooperante, docente da escola e por uma Professora Orientadora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. No decurso do estágio assumi a responsabilidade de uma turma de 12º ano e outra de 6º ano, que em muito contribuíram para a minha evolução enquanto pedagogo. Face aos níveis de desempenho motor que os alunos apresentavam, foram inúmeras as dificuldades que vivenciei na procura de encontrar novas formas de manter os alunos empenhados e focados. O Estágio Profissional foi, sem dúvida, o momento mais marcante da minha formação para futuro professor, neste foi possível aprender que não são os erros cometidos que nos definem, mas sim a forma como conseguimos ultrapassar os mesmos. Aprendi que não existe a "fórmula secreta" para ensinarmos o que quer que seja e que, ao invés disso, devemos ser nós a moldar-nos e adaptarmo-nos face ao que nos rodeia, isto sem nunca perdermos a essência e os valores que nos definem. Neste espaço formativo, foi ainda possível perceber que os alunos cultivam algo que nos liga imperativamente a eles, fazendo que os seus sucessos se tornem os nossos próprios sucessos, assim como as suas dificuldades. De destacar ainda a realização de um estudo focado na aprendizagem dos comportamentos táticos dos alunos em voleibol. Os resultados evidenciam que alunos demonstraram uma evolução bastante satisfatória nos vários conteúdos táticos lecionados. Quanto às expectativas futuras, espero um dia encontrar o meu lugar enquanto professor e fomentar o estilo próprio que me define.
dc.description.abstractThe Scholl placement is the result of a complete training process, and it is the last step towards knowledge acquisition in the academic journey. This Report depicts the difficulties, learning's, mistakes and accomplishments of a preservice teacher (the author) during the course of their school placement. The practicum training occurred in the academic year of 2017/2018, in a school in Vila Nova de Gaia, under the supervision of a Cooperating Teacher (also a teacher of the referred school), and a supervisor of the Faculty. During the school placement I was in charge of a 12th and a 6th grade class, which contributed to my evolution as teacher. Considering the motor performance levels presented by the students, there were several difficulties I had to overcome in the search for new ways to keep them focused and committed. This practicum training was, without doubt, the most important element of my training to become a future teacher, it granted me the chance to learn that the mistakes we make do not define us; it is the way we overcome them that does. I also learned that there is no "secret formula" to teach anything; instead, we are the ones to reshape and adapt according to our surroundings, without losing the essence and values that define us. In this educational space, it was also possible to understand that students cultivate something that mandatorily connects them to us, turning their achievements and difficulties into our own. It is also relevant to mention a study performed by focusing on and learning through the students' tactical behavior in volleyball. Data showed that the students had a very suitable evolution in the diverse tactical content that was taught. In regards to future expectations, I hope to find my place as a teacher and to foster my own personal style.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleRelatório de Estágio Profissional "Do sonho à realidade: a viagem atribulada de um estudante-estagiário"
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid202449734
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
385967.pdfRelatório de Estágio Profissional "Do sonho à realidade: a viagem atribulada de um estudante-estagiário"1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.