Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/126203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrancisco José Sousa da Silva
dc.date.accessioned2022-09-06T19:09:10Z-
dc.date.available2022-09-06T19:09:10Z-
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2020-02-20
dc.identifier.othersigarra:385886
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/126203-
dc.descriptionA avaliação é sem dúvida a palavra que mais assusta os alunos e todos aqueles que a ela estão sujeitos. É necessário desmistificar este procedimento, colocando enfase numa avaliação formativa, partilhada com o aluno, de forma a promover as aprendizagens de uma forma consciente e consistente. No presente trabalho, faço uma breve reflexão sobre mais de vinte e cinco anos de lecionação de Educação Física e mais de trinta e cinco anos dedicados ao ensino/ treino desportivo em várias modalidades. Ao longo destes vinte e cinco anos procurei um ensino de proximidade e reflexivo a minha postura dentro da escola foi sempre de serviço à comunidade escolar entrando em diversos projetos de caráter social e educativo. Como professor tentei sempre inovar e criar um estilo de aulas centrado no aluno, respeitar o seu processo de crescimento e aprendizagem. Como professor tentei ser consciente do meu trabalho, onde a reflexão fez sempre parte do meu dia a dia. Estar em autoavaliação constante é a chave para ter uma prestação melhor, mas por vezes não chega é necessário ter em conta o que os outros têm a dizer sobre nós e sobre o nosso trabalho. Por vezes as opiniões podem não ser agradáveis, mas ajudam-nos a crescer e a corrigir, sendo importante na construção de uma profissão que está em constante mutação. Neste sec. XXI as mudanças sociais vão ser a uma velocidade vertiginosa onde escola tem de se adaptar rapidamente ensinando de maneira diferente, preparando os cidadãos do futuro. A avaliação é a ferramenta chave para a educação, devendo ajudar o professor a uma reflexão constante. A avaliação assume assim uma grande importância, ajudando o aluno a aprender e o professor a ensinar.
dc.description.abstractAssessment is doubtlessly the word that scares students the most and all those subjected to it. It is, therefore, necessary to demystify this procedure, thus placing emphasis on formative assessment, shared with the student, in order to promote the learning process in a conscious and consistent manner. In this paper, I draw a brief reflection upon more than twenty-five years of Physical Education teaching and more than thirty-five years devoted to sports teaching/training in numerous modalities. Over these twenty-five years, I sought to engage in a so-called proximity teaching, reflective of my posture within the educational system, which has always been of service to the school community itself, by participating in several social and educational projects. As a teacher, I have always tried to innovate and create a student-centred style in my lessons, while respecting their growth and learning process. As a teacher, I have I tried to remain fully conscious of my work, where reflection has always been part of my daily life. Remaining in constant self-assessment is the key to a better performance, but sometimes such is not enough. It is, thus, necessary, to consider what others say about us and our work. Opinions may sometimes be less than pleasant, but they help us grow and correct, and are important in building an ever-changing occupation. In this 21st century, social changes take place at breakneck speed, and the school system needs to adapt quickly by teaching differently, while preparing the citizens of the future. Assessment is the key tool for education and it should help teachers in their constant reflection. Assessment takes on, therefore, a role of great importance, by assisting the student in learning and the teacher in teaching.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleRelatório de Estágio Profissional "Crescer e Educar numa Escola Ativa"
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid202450449
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
385886.pdfRelatório de Estágio Profissional "Crescer e Educar numa Escola Ativa"1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.